Carnaval parece ter sido tranquilo - Magno Martins

Antônio Assis
0
O Governo deixou para hoje o anúncio oficial dos números da violência no Carnaval em Pernambuco, mas a princípio, apesar do pandemônio criado na semana pré-carnavalesca por policiais em estado de “operação padrão”, uma greve branca da Polícia Militar e Bombeiros, parece que o esquema de segurança funcionou bem, mobilizando 31 mil homens nos principais focos da folia.

Havia uma desconfiança da sociedade de que a festa, notadamente o desfile do Galo da Madrugada, seria uma tragédia anunciada, mas, felizmente, quem confiou no Governo e foi reviver as emoções do maior bloco de rua do mundo pode se divertir sem colocar a vida em risco devido à presença da polícia de forma efetiva nas ruas. Montado pelo secretário de Defesa, Ângelo Gioia, com o auxílio dos comandantes da PM e da Polícia Civil, o esquema evitou a convocação de tropas federais, como pediu um grupo de deputados da oposição na Assembleia Legislativa.

“Se fosse preciso, o governador Paulo Câmara teria solicitado, como fez ano passado. A polícia de Pernambuco tem comando. Não existe nenhum lugar em Pernambuco onde a polícia não entre. Isso não resolve. De qualquer forma, é preciso colocar a polícia na rua para ir aos lugares, porque os homens da Força Nacional não conhecem o lugar", disse Gioia, dois dias antes de abertura oficial do reinado do momo.

Ele estava certo. Pelo que li, ontem, duas pessoas foram mortas durante a festa no Polo de Carnaval instalado no bairro do Pina, na noite da segunda-feira e na madrugada da terça-feira. Em nota, a Polícia Militar informou que as vítimas são do sexo masculino e tinham 18 e 22 anos. No início da noite do domingo, uma mulher morreu e duas pessoas ficaram feridas durante uma festa de rua no bairro do Ipsep. Segundo testemunhas, um carro teria chegado ao local e os ocupantes de veículo teriam disparado tiros contra a multidão, que acompanhava uma disputa de sons. O chamado "paredão" reunia cerca de 600 pessoas, quando aconteceu o crime.

As ocorrências policiais foram acompanhadas em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, no Bairro de São José, o chamado Centro de Operações do Carnaval. Lá, funcionaram, de forma integrada à Secretaria de Defesa, diversos órgãos, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec. Os números do balanço oficial hoje podem apontar para um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos.

Ninguém torce para o quanto pior, melhor. Se isso se confirmar, os foliões e a população em geral devem reconhecer o esforço do Governo e a competência da polícia. Afinal, o que se esperava era uma tragédia.

INSEGURANÇA EM ÔNIBUS– Um prato cheio para a oposição no Estado: fevereiro, o mês da folia, da irreverência e da alegria carnavalesca, fechou com um total de 329 assaltos a ônibus. Só na terça-feira gorda da folia foram nove casos na Região Metropolitana. Em todo o mês, no ano passado, setenta e cinco coletivos foram assaltados, um crescimento de 438% deste tipo de ação criminosa. De 1º de janeiro a 27 de fevereiro deste ano foram 674 casos. Em todo o ano de 2016 foram 1.916 casos. Não tem quem não ande, literalmente, assustado num coletivo na RMR, seja para ir ao trabalho ou qualquer lugar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)