Prefeitura começa o ordenamento da praia em Olinda

Antônio Assis
0
O ordenamento das praias de Olinda começou a ser feito neste domingo
Foto: Léo Mota

Emília Lucena
Folha PE

A prefeitura de Olinda deu inicio neste domingo (26) à operação para promover o ordenamento da orla marítima da cidade. Comércio informal, infrações de trânsito e ocupação indevida de calçadas e ciclovias estão na mira da operação. Apesar de ter sido anunciada na última quinta-feira (23), a ação pegou algumas pessoas de surpresa.
A comerciante Marineide Souza da Silva, disse que trabalha na praia de Bairro Novo há 17 anos. Apesar de ter participando de uma reunião com a gestão, ficou surpresa com a abordagem dos funcionários da Prefeitura.

“Tenho muitos clientes e cuido do meu comércio. Participei de uma reunião com a prefeitura, mas eles não falaram desta ação”, se queixou.

A reunião também foi citada por outra comerciante, Benedita Tertuliana da Conceição. Para ela, que comercializa na faixa de areia da praia de Bairro Novo há 45 anos, a prefeitura permitiria sua permanência no local.

“Tivemos reunião na Prefeitura de Olinda e fiz meu cadastramento. Eles disseram que posso ficar na areia. Não seria permitido na calçada”, contou. Apesar do clima de insegurança, Benedita, acredita que a ação vai melhorar a situação do local.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Olinda, André Botelho, também foi iniciado neste domingo um trabalho educativo junto aos comerciantes.

“Eles serão cadastrados e vão ser orientados a respeitar a portaria de 2011, que esclarece sobre a comercialização de alimentos, o quantitativo de cadeiras no ponto e horário de funcionamento. Hoje é permitido o comércio das 8 h às 17, quando devem ser recolhidos todos os materiais utilizados pelos comerciantes”, explicou.

O esquema de controle urbano para dar um basta nos transtornos causados por essas algumas irregularidades começou por volta das 9h, na praia de Bairro Novo, uma das mais visitadas. Mas outras também devem ser fiscalizadas, como as de Casa Caiada e Rio Doce.

Segurança

Além do ordenamento a Prefeitura de Olinda também está investindo em segurança. Quem chegou cedo à orla, na altura da Praça do Quartel, no Bairro Novo, encontrou um ônibus de videomonitoramento para garantir a segurança de quem foi curtir o dia de sol, como para quem foi trabalhar.

Segunda a Prefeitura de Olinda, também foi duplicado o efetivo da Guarda Municipal nos fins de semana. Em janeiro e março deste ano foram registrados dois homicídios na orla marítima de Olinda.. Em janeiro, a vítima fatal foi Cleonado Santos da Paixão Júnior, de 22 anos.

Ele estava em uma barraca na praia quando começou uma confusão. Durante um tumulto, uma pessoa teria voltado e disparado contra Cleonado, que morreu no local. Outra pessoa ficou ferida na investida.

Já no último domingo, 19, a vítima, Flávio José da Silva, foi assassinada em frente ao antigo quartel por volta do meio dia. Outra pessoa também ficou ferida nesta ofensiva.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)