TCE convocará prefeitos para investir no patrimônio histórico

Antônio Assis
0
Prefeitos de cidades como Olinda (foto), com amplo patrimônio histórico, serão chamados pelo TCE a melhorar a preservação
Guga Matos/JC Imagem

JC Online

Prefeitos de Olinda, Igarassu, Paudalho, Goiana, Rio Formoso, Triunfo e Brejo da Madre de Deus – municípios que abrigam grande parte do acervo cultural de Pernambuco – serão convocados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a melhorar a preservação do patrimônio histórico. Auditorias sobre as atividades das sete prefeituras nesse campo, realizadas entre 2012 e 2016, avaliaram a salvaguarda e o fomento aos bens culturais materiais e imateriais, constatando “muitas falhas”. Agora, os auditores vão apontar os resultados e sugerir mudanças aos gestores, informa o TCE.

Prefeitos de cidades como Olinda (foto), com amplo patrimônio histórico, serão chamados pelo TCE a melhorar a preservação / Guga Matos/JC ImagemO objetivo é realizar, a partir deste mês (março de 2017) encontros, cidade por cidade, com o prefeito e o secretário da área. Daí firmar planos de trabalho. Muitas falhas são decorrentes de medidas administrativas ineficazes, ou mesmo do descaso público e da ausência de ações voltadas à correta preservação dos bens culturais de cada localidade, informa o TCE. 

“Geralmente, municípios que possuem um acervo significativo têm sua principal fonte de subsistência no turismo. Investem na divulgação, mas esquecem que a cultura local (artistas, músicas, artesanato, folclore, arte em geral) é quem alimenta o interesse pela visitação, desperta o desejo do turista em voltar e mantém vivos os atrativos que movimentam o turismo na região”, afirma Odilo Brandão, um dos auditores. “O que resulta desse descaso são patrimônios materiais depredados ou descaracterizados e imateriais desprestigiados”, acrescentou.

Entre as medidas a serem sugeridas aos prefeitos, estão a organização do controle urbano, programa de educação patrimonial, capacitação técnica dos gestores responsáveis pelas ações de cultura e patrimônio na cidade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)