Morre jovem baleado por PM durante protesto em Itambé

Antônio Assis
0
Folha-PE

O jovem Edvaldo da Silva Alves, de 19 anos, baleado por um policial militar durante um protesto no município de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, morreu na madrugada desta terça-feira (11). Ele estava internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. A família ainda não definiu o horário e local do enterro.

Edvaldo foi baleado por um PM durante um protesto mobilizado pela população na PE-75 para chamar atenção para a falta de segurança no município, no último dia 17 de março. O jovem foi baleado na virilha e arrastado para a viatura da Polícia Militar. 

Pessoas que participavam do ato filmaram tudo. Os policiais envolvidos na ocorrência foram afastados das ruas, estão em atividades burocráticas. Um inquérito administrativo foi aberto na Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social.

O advogado da família do jovem, Ronaldo Jordão, chegou a denunciar, durante reunião extraordinária convocada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a insegurança no município e na região. 

O Governo de Pernambuco enviou uma nota lamentando o falecimento de Edvaldo e se solidarizando com os familiares. No documento, o Executivo Estadual diz que reafirma o seu compromisso em "desautorizar e impedir qualquer abuso de força por parte das polícias do Estado" e diz que fará o que estiver ao seu alcance para que todo o episódio seja esclarecido e que a Justiça seja feita.

A nota diz ainda que toda ocorrência será tratada com a firmeza e responsabilidade necessárias. "A apuração do ocorrido está em andamento, estando os policiais envolvidos no caso sendo devidamente investigados."

O documento ressalta ainda que, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, foi prestada toda assistência médica qualificada a Edvaldo desde o momento do seu atendimento.

Vídeo do momento em que Edvaldo foi baleado revoltou internautas; assista

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)