Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado

Antônio Assis
0
Cachorro
Foto: Divulgação

Folha-PE

Os municípios pernambucanos, com exceção do Recife, realizam, neste sábado (27), o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Mais de 7 mil postos de vacinação serão montados nas cidades do Estado, com funcionamento das 8h às 17h. No caso específico do Recife, a vacinação será realizada no dia 10 de junho. 

A meta no Estado é imunizar cerca de 1,2 milhão de caninos e felinos, sendo 875 mil cães e 376 mil gatos. Com o mote "Quem cuida, vacina!", a campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. 

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Para isso, ao todo, serão disponibilizadas 1,5 milhão de doses, com o objetivo de imunizar, pelo menos, 80% da população canina e felina do Estado. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. 

O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da SES, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar a secretaria de saúde do seu município, no setor de zoonoses.

As recomendações indicam que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. 

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos. 

Confira a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina em cada município do Estado:

Recife

No Recife a Campanha de Vacinação antirrábica animal 2017 terá início no dia 10 de junho, com a expectativa de imunizar mais de 200 mil cães e gatos. A população do município poderá levar seus animais a um dos 450 postos de vacinação distribuídos pela cidade, no horário das 8h às 17h. Estarão envolvidos mais de mil profissionais entre médicos veterinários, agentes de saúde ambiental e voluntários.

Olinda

No município de Olinda, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CEVAO) vai disponibilizar 70 postos de vacinação distribuídos em todo o município.Além da equipe composta por 220 profissionais envolvendo Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), diretores e coordenadores, o CEVAO vai contar com um reforço de 80 alunos do curso de veterinária de uma faculdade particular, que voluntariamente estarão dando apoio aos técnicos durante o dia de imunização. A meta é vacinar uma população animal de 55.677 animais, sendo 46.817 cães e 8.860 gatos. Na pré-campanha, as equipes imunizaram aproximadamente dois mil animais entre cães e gatos nos bairros Santa Tereza, Ilha do Maruim, V8 e V9, Passarinho e Base Rural.

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, a campanha contará com 210 postos que estarão à disposição da população. Os locais de vacinação estarão espalhados por todas as sete regionais do município, entre unidades de saúde, escolas, associações de moradores, entre outros. A meta estipulada pela atual gestão do município é que sejam imunizados 66.348 cães e 19.913 gatos.

Camaragibe

A Prefeitura Municipal de Camaragibe, está disponibilizando 62 postos de atendimento para campanha. O município possui atualmente uma população canina e felina estimada em 20.478 animais, sendo 16.555 cães e 3.923 gatos, distribuídos em área urbana e rural. No ano passado, foi apresentado um caso de raiva canina notificado no município e, por isso, é importante manter o controle da raiva animal, e consequentemente evitar a doença em seres humanos, através da campanha vacinal.

Igarassu

A Prefeitura de Igarassu ofertará 30 pontos de vacinação que estarão funcionando das 08h às 17h para atender o máximo de animais possível, não existe contraindicação na aplicação, com exceção do caso em que o animal esteja debilitado por diarreia ou vômitos frequentes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)