Para especialistas, chance de Lula ser preso na quarta-feira é remota

Antônio Assis
0
O ex-presidente LulaFoto: Yasuyoshi ChibaA/FP

Folhapress

Quais as chances de Sérgio Moro decretar a prisão preventiva de Lula na quarta (10), primeiro encontro cara a cara dos dois, em depoimento do ex-presidente à Justiça Federal?

Na teoria é possível, na prática, um tanto improvável, segundo especialistas consultados. A possibilidade, contudo, inflama grupos pró e anti-Lula, que planejam marchar até a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde o juiz atua.

À esquerda, paira a ideia de que Moro prepara uma "ratazana" para encarcerar o petista. É o que diz a Causa Operária, que planeja "ocupar Curitiba com cem mil guarda-costas contra a prisão de Lula".

Há expectativa também à direita. A página de Facebook "Lula no Xadrez" publicou um cartaz que simula erros de português na fala do ex-presidente: "A República de Curitiba te aguarda ansiosa!!! Seja di pé, rastejando que nem jararaca ou de bicicreta, não tem pobrema... Vem logo, querido!".

A eventual detenção de Lula -em outro dia- não é descartada pelo professor de processo penal da USP Gustavo Badaró. "Pelos padrões do Moro, por menos ele já prendeu outras pessoas. Em interrogatório, Léo Pinheiro [sócio da OAS] disse que Lula o aconselhou a destruir provas [e, 2014], uma hipótese clássica para a prisão preventiva."

Para Badoró, contudo, esse argumento é inadequado. Mesmo se provada a versão do delator, "seria um perigo que já se realizou, a prova já foi destruída, e a prisão não impediria isso". Só tentativa recente de obstruir a Justiça justificaria aprisionar um réu não condenado, diz. E alegar que Lula possa reincidir e pedir nova destruição de provas "seria pura elucubração".

Um juiz também pode decretar detenção provisória se ver risco de fuga ou ameaça à ordem pública. "Não acredito que essas condições existam em relação a Lula", diz o professor da FGV-Rio Ivar Hartmann. Para ele, este último critério "é vago e permite abusos nas prisões". "Seria como afirmar que o crime pelo qual o réu é acusado é muito grave e, se ficar solto, isso irá comover negativamente a comunidade."

Já aconteceu de um juiz mandar prender alguém que voluntariamente apareceu para depor (nunca na Lava Jato). Mas "seria uma estranha e infeliz coincidência" se isso ocorresse na quarta, diz Fernando Castelo Branco, um dos coordenadores do Instituto de Direito Público de São Paulo.

"Soaria muito mais como armadilha, um motivador para simpatizantes de Lula se revoltarem, do que um ato justificado por elementos que respaldam a prisão preventiva."

Por Lula ser quem é, Moro pode ter um zelo que nem sempre dispensa a outros réus, segundo Castelo Branco. "Claro que ajuda esta condição populista, gera contrafogo com Judiciário. Lula é quase santificado em muitos rincões."

Se Moro tivesse provas sólidas para prendê-lo, já o teria feito. "Não é aquele amontoado de setas que pode justificar uma prisão", diz, em referência à famosa apresentação no Power Point que colocava Lula no centro do esquema.

Em vídeo, o próprio Moro desencoraja a ida de simpatizantes à Curitiba. Diz que "nada de diferente ou anormal" acontecerá no dia. "É uma oportunidade que o sr. ex-presidente vai ter para se defender, ato normal do processo."

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)