Metroviários do Recife fazem paralisação nesta sexta

Antônio Assis
0
Metrô do Recife
Foto: Léo Motta

Luiz Filipe Freire
Folha de Pernambuco

Os metroviários de Pernambuco vão aderir à mobilização nacional contra as reformas do Governo Temer, prevista para a próxima sexta-feira (30). Com isso, cruzarão os braços por 24 horas, o que deve afetar o funcionamento do Metrô do Recife parcial ou totalmente - o sistema transporta diariamente cerca de 400 mil passageiros. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta terça (27), na Estação Central, no bairro de São José.

“É uma luta contra esse cenário político que estamos vendo aí e que afeta diretamente a nós metroviários”, justificou o diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), Levi Arruda. Segundo o representante, a assembleia dos servidores contou com cerca de 60 pessoas. Nas duas últimas semanas, a categoria, que está em estado de greve, já havia realizado outras reuniões, mas para tratar da campanha salarial.

Como a decisão do Sindicato dos Metroviários ocorreu na noite desta terça-feira, a CBTU Recife informa que na manhã desta quarta (28) será realizada uma reunião na Superintendência para definição de esquema especial para operação do sistema na próxima sexta-feira. Em paralisações anteriores dos maquinistas, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deslocou funcionários de funções administrativas para manter os trens funcionando nos horários de pico – das 5h às 9h e das 16h às 20h. 

Ônibus
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, até a noite desta terça-feira a categoria decide por não participar da paralisação nacional. No entanto, a possibilidade não está descartada e vai depender dos resultados da reunião de negociação salarial, que acontece nesta quarta-feira (28), no Ministério do Trabalho, às 15h. "Depois da reunião, em assembleia, vamos discutir sobre a proposta e podemos decidir por paralisar as atividades ou não", afirma.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)