PT é favorito de 18% e atinge maior popularidade desde 2015, aponta Datafolha

Antônio Assis
0
Foto: Lula Marques/Agência PT

Blog do Jamildo

O Partido dos Trabalhadores é o mais popular entre os eleitores. É o que aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (25) pelo jornal Folha de S. Paulo. O PT foi citado como favorito por 18% dos entrevistados no levantamento e atingiu a maior taxa desde 2015, no segundo ano do governo Dilma Rousseff, quando tinha 11% e empatou tecnicamente com os tucanos, na época com 9%. Hoje, PSDB e PMDB têm 5%.

A grande maioria dos entrevistados, 59%, não tem preferência por nenhum partido. PSOL, PV e PDT chegaram a 1% cada e foram as três únicas siglas citadas além de PT, PMDB e PSDB.

O crescimento do PT – que na pesquisa de maio deste ano alcançou 15% e em dezembro do ano passado tinha 9% – acontece ao mesmo em que a rejeição ao presidente Michel Temer (PMDB) aumenta. O governo do peemedebista, que era vice de Dilma Rousseff e ficou na presidência após o impeachment, foi considerado “bom ou ótimo” por 7%, no pior resultado desde José Sarney, também do PMDB.

Além disso, o senador mineiro Aécio Neves, um dos principais líderes do PSDB, foi afastado do cargo na Casa e da presidência do partido. O tucano e Temer foram gravados pelo empresário Joesley Batista, da JBS, e ambos são investigados por corrupção passiva e obstrução à Justiça.

O Datafolha entrevistou 2.771 pessoas entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)