A Cidade que Precisamos é tema do 4º Congresso Pernambucano de Municípios Nos dias 25,26 e 27 de julho no Centro de Convenções em Olinda

Antônio Assis
0
Amupe

Associação Municipalista de Pernambuco Amupe realiza, nos dias 25,26 e 27 de julho/2017, o 4º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda. O congresso, que tem como tema principal “A Cidade que precisamos” conta com uma programação que envolve diversas atividades, presença de autoridades em temas especializados e muitos painéis com assuntos e experiências pertinentes com os atuais desafios e demandas políticas urbanas do país.

O Congresso abre no dia 25/07 às 7h30 com o credenciamento dos participantes, a solenidade de abertura será às 10h30, com a presença do Governador Paulo Câmara, o presidente Roberto Montezuma do CAU e ainda haverá assinatura do Memorando de Entendimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU com a ONU/Habitat.

Na parte da tarde, 14h haverá palestras sobre os Desafios Globais e as Cidades Sustentáveis e às 15h30, sobre Os Desafios da Gestão Municipal no Contexto Nacional. Nos dias 26 e 27 acontecerão as oficinas temáticas pela manhã e à tarde.

Este ano a Amupe em conjunto com o CAU- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco fará o Fórum Mais Cidades Sustentáveis.

Dentro das diversas oficinas temáticas, o Congresso todos os anos abre espaço para a Comunicação. No dia 26/07 às 9h, assessores de comunicação dos municípios, estudantes, gestores e o público em geral terão a oportunidade de ouvir as experiências de renomados nomes da comunicação que abordarão o tema: A Comunicação e a Arte do Poder : São palestrantes: o publicitário, especialista em Marketing Político, escritor e professor universitário, José Nivaldo Júnior; jornalistas, Evaldo Costa, secretário executivo do Governo do Estado, Juliano Mendonça Domingues, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco, Doutor e mestre em Ciência Política. Como jornalista passou pela TV Cultura e TV Globo, entre outras empresas. Também no debate o jornalista, radialista e professor universitário Aldo Vilela, especializado em Ciência Política e Gestão de Pessoas com passagem pelas principais emissoras de Rádio do Estado. Atualmente apresenta o programa CBN Total, na Rádio CBN Recife

Com certeza será um debate imperdível, não só para assessores de comunicação como também o público em geral.

Ainda no dia 26/07 os interessados terão palestras sobre Cidade Parque: Planejamento Urbano de Reconciliação com Natureza e com Espaço Público. O palestrante é professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora do INCITI/UFPE; Cidades Resilientes: Planejando Cidades para responder as Mudanças Climáticas. Fala sobre o tema Alexandre Ramos- Mestre em Tecnologias Ambientais do ITEP e gerente de Sustentabilidade da SEMAS/PE;

Cidade Criativa e Identidade Cultural: Valorizando a Cultura Local como Estratégia para o Desenvolvimento Social e Econômico. O palestrante será Ricardo Brasileiro, Mestre em Ciências da Computação e Coordenador de Projetos em Cultura, Tecnologia e Inovação.

Outros temas também serão tratados, como: O Financiamento da Educação de Qualidade; Gestão da Saúde e o Subfinanciamento;; Transparência: A Obrigação de cada Dia; Captar e Otimizar os Recursos da Assistência Social; Reforma da Previdência Social e o Impacto nos Municípios; I Encontro Regional NE Consórcios Públicos; Agricultura e as Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural; Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida; Gestão Municipal Eficiente: Captação de Recursos e Qualificação dos Gastos: Empreendedorismo Municipal e Negócios Criativos; O Papel do Vereador para o Desenvolvimento Municipal; A Segurança e a Ação Municipal.

O Congresso debate ainda grandes temas como: Financiamento e Projetos de Desenvolvimento; A Contribuição dos Municípios para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável( ODS); A Gestão Municipal e a Política Energética; Os Programas Governamentais na Área da Cultura e Turismo; Saúde e os Parâmetros da Judicialização; Sistema Nacional de Educação: Federalismo e os Obstáculos ao Direito à Educação Básica; A Cooperação entre os entes Federados e o Direito à Educação Básica; Metrópoles e Cidades Interligadas: Estratégias para o Planejamento Integrado; Cidades Participativas: o Potencial da Participação dos Cidadãos no Fortalecimento da Gestão Pública e Governos Municipais; Cidades Inclusivas: Política Habitacional como Estratégia para o Desenvolvimento Urbano Sustentável e Cidades Acessíveis: Financiamento de Assistência Técnica para Promover o Acesso à Moradia

O Congresso Pernambucano de Municípios é aberto ao público que precisa apenas se inscrever pelo site, www.amupe.org

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)