Praia de Olinda recebe o I Festival Olindense de Surf – Troféu Fábio Gouveia em agosto

Antônio Assis
0

A praia de Zé Pequeno, em Bairro Novo, Olinda, será palco do I Festival Olindense de Surf – Troféu Fábio Gouveia. O evento está marcado para os dias 5 e 6 de agosto, a partir das 11h, e conta com a realização da Associação Olindense de Surf em parceria com a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Esportes. O festival contará com apresentações musicais com o DJ Uirá e Grupo Curumins, a exibição do filme Fábio Fabuloso e a realização do V Campeonato Olindense de Surf.

A competição, considerada uma das mais esperadas da região, contará com as categorias Open, Master, Feminino, Stand Up Paddle (Fun Race) e Kite Surf. As inscrições estão abertas e seguem até o dia do evento, porém com vagas limitadas. Os interessados devem desembolsar R$ 80 para as categorias principais do surfe e R$ 50 na SUP e Kite Surf. Os competidores podem se inscrever e buscar mais informações através dos telefones 9.8422.7254 e 3495.0654.

Os campeões de cada categoria levarão para casa o troféu Fábio Gouveia, pranchas de surf e kits de roupas de acessórios da moda surfe. Os troféus serão produzidos pelo artista olindense Emerson Melo, baseados numa caricatura do homenageado pelo festival. O evento contará com comissão técnica da Federação Pernambucana de Surfe e será transmitido ao vivo através das redes sociais.
A expectativa da organização do evento é atrair um grande público para apreciar as manobras dos surfistas da competição, além de participar das demais atividades oferecidas pelo festival. O motivo do otimismo é o fato do evento estar localizado na única praia tipicamente urbana onde o surf pode ser praticado em Pernambuco. Com a facilidade de chegar ao local da competição, curiosos e amantes da modalidade devem marcar presença.

PRAIA DE ZÉ PEQUENO – Atualmente, apenas 600 metros do litoral da Região Metropolitana do Recife são oficialmente liberados para a prática do surfe. Esse trecho é referente à praia de Zé Pequeno, na orla de Olinda. O local foi liberado para a prática da modalidade esportiva no dia 17 de fevereiro de 2012, quando foi publicado o Decreto Nº 37.897 no Diário Oficial do Estado.

Sobre a liberação, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que os argumentos utilizados pelos que buscaram a liberação, na época, foram a inexistência de incidentes com tubarão na área e a necessidade da criação de locais alternativos para a prática do surfe.

FÁBIO GOUVEIA – O surfista Fábio Gouveia é um dos precursores do Brasil no Circuito Mundial de Surfe. Ele foi campeão mundial amador em 1988, e ranqueado na 5º posição em 1992 no Circuito Internacional Profissional (WCT). Paraibano, atualmente radicalizado em Florianópolis (SC), o surfista é reconhecido como um ícone do esporte no Brasil e no Mundo.

Imagens: Divulgação Prefeitura Municipal de Olinda
Texto: Marília Banholzer/Secom Olinda

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)