Onze voos sem escala ligam Recife ao mundo

Antônio Assis
0
Diário de Pernambuco

Recife agora terá 11 voos internacionais sem escalas a partir do voo direto entre a capital pernambucana e Bogotá, na Colômbia, cujo lançamento será formalizado hoje, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, às 16h A nova rota vem sendo articulada há mais de dois anos e deverá começar a operar até dezembro, pela companhia Avianca. O destino foi escolhido por ser a 4ª cidade mais populosa da América do Sul, com 8,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, superada apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. A data do voo inaugural ainda não foi divulgada, nem a frequência de viagens. Hoje, os voos do Recife para Bogotá têm escalas em São Paulo ou Cidade do Panamá e levam, em média, 10 horas. Com a ligação direta, o tempo será reduzido para cerca de seis horas de viagem.
“Quando falamos de um novo voo, não falamos simplesmente de uma ampliação na nossa malha aérea, falamos de turismo, oportunidades e empregos para os pernambucanos”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Segundo ele, a capital pernambucana já conta com voos diretos para Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul) e Munique (Condor).

Este último, para Munique, também terá seu voo inaugural neste semestre, no dia 7 de novembro. O voo será operado pela Condor com frequência semanal, saindo de Munique sempre às segundas e do Recife, na terça-feira. A aeronave escolhida foi a 767/300, que é dividida nas classes executiva, confort e econômica. Com esta nova operação, o voo direto do Recife para Frankfurt, hoje operado na terça-feira, passa a ser operado na quarta-feira.

Ousadia
Para o governador Paulo Câmara, as novas rotas reforçam a posição privilegiada do estado no Brasil e no Nordeste. “Enquanto o país e estados vizinhos têm quedas na movimentação de passageiros, nós tivemos expansão. Crescemos 2% entre 2015 e 2016, enquanto o Brasil caiu 7%. A Bahia caiu -18% e o Ceará, -10%. Entre os meses de janeiro a maio de 2015 e 2017, houve um crescimento de 5,4%. Isso é fruto de muito trabalho, planejamento e ousadia”, afirma Câmara.

Os dados da Infraero também apontam que entre as capitais do Nordeste, Recife é quem mais cresceu no número de passageiros nacionais e internacionais no primeiro semestre deste ano. O órgão estima que 2,4 milhões de pessoas desembarcaram pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre entre janeiro e maio. O quantitativo é 4,2% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, desbancando novamente Fortaleza e Salvador.

Global
“Esse voo é mais uma conexão que fortalece o Recife como ponto importante no cenário global. Hoje, o Recife conta com 11 conexões diretas com diferentes cidades do mundo, o melhor resultado de voos da história. E isso é estratégico para o desenvolvimento da economia do Recife, com o fortalecimento do turismo e do intercâmbio com um centro importante da América Latina como Bogotá”, comemorou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)