Sr. Cidadão é um aplicativo para você monitorar políticos

Antônio Assis
0
Contas Abertas

A busca dos cidadãos por informações de políticos ganhou um novo reforço. O aplicativo Sr. Cidadão busca oferecer aos brasileiros ferramentas para acompanhar a atividade de políticos selecionados. O app que reúne em um só lugar, de maneira resumida e acessível, dados de políticos, o trabalho nas casas legislativas e informações de campanhas.

De acordo com o tutor do projeto, professor Wagner Gonçalves, a ideia surgiu após o julgamento do mensalão, mas só se concretizou efetivamente com as denúncias da Operação Lava Jato. “A nossa preocupação é com a memória curta do eleitor em relação aos políticos que ajuda a eleger”, explica.

“O que o político mais tem medo é de ser fiscalizado. No caso do Sr. Cidadão essa fiscalização vibra no bolso do brasileiro. A ideia converge com o momento em que a população está mais preocupada com o cenário político. Esse aplicativo nasceu da indignação com a corrupção”, explica Gonçalves.

Por enquanto, o app está disponível apenas para Android, mas também será desenvolvido para IOs. Atualmente, mais de 1.500 pessoas já realizaram o download do aplicativo. “As informações são coletadas em tempo real, por isso, a nossa ideia é que o cidadão sempre volte ao aplicativo. 

Como funciona

O Sr.Cidadão colhe informações espalhadas em várias fontes oficiais e disponibiliza para o eleitor para que ele possa interagir (gostar ou não gostar) com o trabalho do político.

Depois de baixar o aplicativo, o cidadão pode escolher quais casas legislativas, quais estados e quais políticos deseja monitorar. A partir daí, vai receber alertas periódicos do trabalho do político, como presença ao trabalho, votação em matérias em plenário e dados eleitorais (evolução dos bens, gastos e doações recebidas).

Ao interagir com os alertas recebidos, o Sr.Cidadão cria o que os desenvolvedores chamam de “Conselheiro do Voto” para o eleitor, apresentando então aquele político mais e menos curtido pelo cidadão. “Cria-se então de forma simples uma visualização materializada do alinhamento (ou não) entre o político e o cidadão”, afirma Gonçalves.

De acordo com Gonçalves, o aplicativo foca na figura do político e seus atos enquanto representante do povo, apresenta e resume o seu trabalho e dados financeiros. Com o resumo dos atos do político e a interação com o aplicativo, o cidadão cria então massa crítica para saber se está ou não bem representado.

Onde encontrar


Site official: www.srcidadao.com.br

E-mail de contato: contato@srcidadao.com.br

Outros aplicativos

A Contas Abertas sempre divulga iniciativas que visam fiscalizar a atividade de políticos. Confira o aplicativo Vigie Aqui, Meu Deputado e Serenata de Amor.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)