Óleo de cozinha usado pode ser trocado por desconto na conta de luz

Antônio Assis
0
Jornal do Commercio

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está oferecendo um bônus na conta em troca de óleo de cozinha usado. O projeto Vale Luz Celpe recebe o material nos containers instalados no Shopping Recife, na Zona Sul do Recife, e no centro de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. São aceitos todos os óleos vegetais como óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, de milho, óleo de coco, de algodão e mamona, além de azeite de oliva e azeite de dendê.

O óleo, que muitas vezes é descartado de forma inadequada poluindo o meio ambiente, será trabalhado pela empresa Indama e transformado em uma série de produtos, como biodiesel, velas, ração para animais, sabão, produtos de limpeza, tintas e vernizes. Por ano, o Brasil produz em torno de três bilhões de litros de óleo vegetal, segundo dados da Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo). Disso, mais de 200 milhões de litros de óleo de cozinha são despejados na natureza mensalmente. Segundo pesquisa, cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável.

Além do óleo de cozinha, é possível obter descontos por meio do Vale Luz Celpe trocando também materiais como: papel, papelão, metal e plásticos. Todos os itens devem estar limpos para não haver dificuldade na pesagem ou a proliferação de animais transmissores de doenças.

Armazenamento

Depois de usado, o óleo deve ser totalmente resfriado e seu armazenamento feito em uma garrafa PET transparente de refrigerante ou água. Para facilitar o engarrafamento, uma sugestão é a utilização de um funil, bem como um coador plástico para evitar despejar resíduos de alimento. Vale lembrar que a garrafa deve estar bem fechada, para evitar vazamentos, e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Quando a garrafa estiver completamente cheia, é só levar em um dos postos fixos de atendimento para a realização da troca por desconto na conta de energia. É necessário levar também a conta de energia.
Coleta nos Condomínios

O projeto também fará a coleta nos condomínios ou prédios residenciais inscritos no Projeto Vale Luz Condomínio, que integra o Programa de Eficiência Energética da concessionária. Assim, o Projeto Vale Luz fará o descarte correto do resíduo e o condomínio receberá o desconto na fatura de energia. 
Descarte inadequado

O descarte irregular de óleo causa entupimentos nas tubulações da rede de esgoto, aumentando em até 45% o custo do tratamento do esgoto. Ele também contamina os lençóis freático e polui e impermeabiliza o solo, o que pode gerar enchentes. Na água, forma uma película superficial, altera o PH e diminui o oxigênio, provocando a morte de plantas e animais aquáticos. Além disso, o óleo desequilibra os nutrientes, gerando a proliferação excessiva de algas e a poluição do ambiente. No oceano, em contato com a água salgada, libera gás metano, grande causador do efeito estufa e um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)