Estudantes de escola pública de Olinda enfrentam o bullying através do cordel

Antônio Assis
0
Atividade aconteceu durante 20 dias no contraturno das aulas. 
Foto: Divulgação

Adaíra Sene
Diário de Pernambuco

A poesia popular é a mais nova ferramenta de aprendizagem e conscientização de uma escola pública de Olinda. Durante 20 dias, estudantes do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Mizael Montenegro Filho, em Casa Caiada, afinaram suas rimas pelo respeito ao próximo e combate ao bullying. No compasso do cordel, os alunos explicaram o que é o bullying, como reconhecê-lo e, o mais importante, como enfrentá-lo na sala de aula.

"O bullying é a violência do chamado valentão. Atitude agressiva sem ter nem explicação, causando dor e angústia na alma do cidadão. É preciso combater, não deixar nem avançar. Bullying é coisa ruim, vamos logo empatar. Se a escola é unida, todos nós vamos ganhar", entoaram nas sextilhas. O folheto, intitulado Bullying nas Escolas: como enfrentar?, foi confeccionado pelos estudantes no contraturno das aulas e envolveu 15 crianças entre nove e 11 anos. A ideia partiu da diretora Rivani Nazário, 51, poetisa e defensora da literatura de cordel. O lançamento oficial aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório da Secretaria de Educação de Olinda.

"Eu via acontecer o bullying e resolvi encarar de frente essa questão. Os estudantes escolheram o tema e usamos como referência o livro Memórias do Bullying, da psicóloga Tahiana Andrade S. Borges. Lancei o projeto Cordel nas Escolas, com o subtema Pequenos Poetas, Grandes Escritores para que eles pudessem entender os riscos da agressão de forma lúdica. A expectativa é de que ele seja implantado também em outras unidades de ensino", incentivou a gestora. 

Para os estudantes, a oportunidade de vivenciar uma produção literária e aprender sobre um assunto atual e polêmico foi estimulante. "Aprendemos a não xingar o coleguinha, a não bater, a cuidar de todos. Achei bem legal", contou a pequena Emily Vitória, de 10 anos. Gabriel dos Anjos Cavalcanti, também de 10 anos, concordou. "Eu já vi meu amigo apanhar e, por isso, quis participar do projeto. A gente não pode deixar o bullying acontecer", disse.

Confira alguns trechos do cordel

Apelidos, xingamentos
O agressor busca usar
Difama, também persegue
Tudo para amedrontar
Humilha e ameaça
Tentando prejudicar

No Brasil, já temos fatos
Que podemos registrar
Na escola de Goiânia
Que vamos até falar
Um verdadeiro massacre 
Que a história faz contar

Teve mortes e feridos
Um verdadeiro tormento
Estudantes agoniados
Com todo sofrimento
O bullying nas escolas
Precisa combatimento

Escola tem a missão
Do assunto debater
Chamar toda família
Para a questão resolver
Se o assunto tem diálogo
Tudo vai favorecer

SAIBA MAIS
A Escola Municipal Mizael Montenegro Filho atende, atualmente, 155 estudantes no Ensino Fundamental I. As aulas acontecem de manhã e de tarde. A instituição fica na Rua Caetano Ribeiro, 523. O projeto teve o apoio do secretário de Educação, Paulo Roberto, da secretária Executiva de Gestão da Rede, Lívia Maria Álvaro, e da chefe do Departamento de Gestão Escolar, Fernanda Barreto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)