JC Online

Um mutirão para a realização de exames gratuitos de detecção de glaucoma será realizado neste sábado (20), no Hospital das Clínicas (HC), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Na ocasião, serão distribuídas 500 fichas para pessoas acima de 40 anos ou que foram diagnosticadas com diabetes, consideradas público alvo da doença. O glaucoma é assintomático e pode ser considerado a principal causa da cegueira irreversível. Os diagnósticos serão dados no mesmo dia.
É
“Essa é uma doença que não apresenta irritação, coceira ou vermelhidão. Apesar disso, é preciso detectar cedo e tomar os cuidados necessários para que o paciente não perca a visão”, pontua a chefe do serviço de oftalmologia do HC, Maria Isabel Lynch. Segundo ela, pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ficar mais atentos à saúde dos olhos. “O glaucoma é hereditário, então quem tem parentes diagnosticados deve fazer exames com maior frequência e desde cedo. Também são incluídos no grupo de risco pessoas com mais de 40 anos, onde a doença acomete 2% da população, afrodescendentes e que têm diabetes”, explica.

Serão realizados exames de biomicroscopia, tonometria e fundoscopia ocular sob dilatação pupilar, que analisam a pressão ocular e o fundo do olho e são considerados primordiais para detectar o glaucoma. Após os testes, caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado para a regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Lá, receberá orientações para o início do tratamento, que será feito em outra unidade de saúde do serviço público, já que o HC não tem capacidade para receber mais pacientes.


A auxiliar de saúde Elizafé Duarte, 64 anos, foi diagnosticada com glaucoma durante exames de rotina há cinco anos. “Eu me consultei com um oftalmo e ele pediu alguns exames. Descobri que tinha e comecei o tratamento, que logo depois foi interrompido. Depois de um tempo, comecei a sentir que minha visão estava turva e me preocupei”, conta. Agora, a auxiliar que trabalha no HC está retomando o tratamento. “Os médicos passaram um novo colírio e minha visão começou a limpar. Tive sorte”.
Sem cura

Por ano, cerca de 2 mil pacientes são diagnosticados com glaucoma e tratados no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas. Por não ter cura, os cuidados devem ser constantes.“O glaucoma não tem cura, só tem controle. Nós vamos tratando a doença com o uso de medicações, na maioria das vezes colírios, e em alguns casos pode ser feita a cirurgia. Por isso a importância da prevenção e da realização de exames para detectar ainda no estágio inicial”, comenta a oftalmologista.