53% dos alunos municipais na RMR vão a pé para a aula, aponta pesquisa

Antônio Assis
0

Folha-PE

Mais de 50% dos estudantes entre 15 e 53 anos das escolas municipais na Região Metropolitana do Recife (RMR) se deslocam para as aulas a pé. Esse dado foi apontado pela Pesquisa Metropolitana de Origem Destino feita pelo Instituto das Cidade Pelópidas Silveiras (ICPS) e apresentada na manhã desta quarta-feira (12) na Secretaria das Cidades do Recife, no bairro da Iputinga. "Para 53% desses alunos, a caminhada é o principal forma detransporte desses alunos”, afirmou o diretor executivo do ICPS, Sideney Schreiner.

A pesquisa, que ouviu 201.370 pessoas das 15 cidades da RMR, servirá para que os municípios da região possam elaborar seus próprios planos de mobilidade com melhor planejamento e de maneira mais eficaz de acordo com as necessidades da população. Segundo o secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo, o levantamento vai nortear o investimento do Plano de Mobilidade para as cidades da RMR. “Os municípios só receberão recursos para mobilidade se tiverem um plano municipal de mobilidade baseado 60% nessa pesquisa”. 

A pesquisa foi realizada através de questionário online com mais de 200 perguntas e, por ter atingido um número expressivo de pessoas, é considerada, segundo o ICPS, a mais importante pesquisa de mobilidade urbana já realizada no país. A metodologia online utilizou apenas 20 pesquisadores presenciais, o que barateou os custos da pesquisa. “A partir do momento em que o entrevistado finalizava as respostas online, as informações iam direto para o nosso banco de dados", explicou o secretário. 

O levantamento identificou os principais meios de locomoção utilizados atualmente e as principais dificuldades na mobilidade. A pesquisa apontou, por exemplo, que mais passageiros na RMR trocaram os ônibus públicos por carro e moto particulares. Em relação ao levantamento anterior, realizado em 2016, houve um aumento de 30% desse deslocamento do meio de transporte. Porém a pesquisa anterior havia sido realizada em número menor de municípios e tinham sido ouvidas cerca de 80 mil entrevistados.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)