quinta-feira, 2 de abril de 2020

02 de Abril - Dia Mundial do Autismo


Agência Senado

O dia 2 abril foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar a atenção para o transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. No segundo dia de abril, desde o ano passado também é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, instituído pela Lei 13.652, de 2018. 

Se os sinais de autismo forem detectados logo nos primeiros meses de vida, a estimulação precoce poderá desenvolver o cérebro do bebê e permitir que a criança com autismo tenha uma vida próxima do comum.

Mas, ATENÇÃO: a presença destes sinais apenas SUGERE que a criança pode ter autismo. Tais comportamentos podem ser sintomas de outros transtornos do desenvolvimento, e não de autismo. O diagnóstico deve ser determinado por um médico especialista. Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (adaptado). Confirma a matéria especial do Senado publicada em 2018 sobre o assunto: http://bit.ly/2r7oWtR

Nenhum comentário :

Postar um comentário