ESCASSEZ DE CHUVAS REDUZ NÍVEL DAS BARRAGENS E ALTERA CALENDÁRIO DE ABASTECIMENTO DA RMR

Antônio Assis
0


As chuvas bem abaixo do esperado para 2020 e com previsão estimada de precipitações inferiores à média histórica para a Região Metropolitana do Recife (RMR) no primeiro quadrimestre deste ano, impactaram os níveis das principais barragens responsáveis pelo abastecimento da região. Desde o anúncio do balanço da situação hídrica de Pernambuco apresentado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a Compesa tem intensificado o monitoramento sistemático do volume dos seus mananciais, realizando cálculos e simulações para a definição do melhor modelo de distribuição de água para aguardar as chuvas de maio a junho (período do inverno). Diante desse cenário e como medida preventiva e responsável para preservar a vida útil dos mananciais, a Companhia anunciou o novo calendário de abastecimento em cidades da RMR.

O impacto da falta de chuvas nos mananciais, o reflexo do fenômeno climático no abastecimento das cidades da RMR e os investimentos para mitigar essa situação foram detalhados pela presidente da Compesa, Manuela Marinho, durante coletiva online realizada nesta sexta-feira (22), na sede da Companhia. Também participaram da coletiva a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal. Pela Compesa, a coletiva ainda contou com a presença da diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes, e do diretor Técnico e de Engenharia, Flávio Figueiredo.

A presidente da Compesa destacou os investimentos da Companhia para enfrentar esse quadrimestre com previsão de chuvas abaixo da média na RMR. “Diante da previsão da Apac e do nosso monitoramento contínuo dos mananciais, a Compesa intensificou os investimentos em ações para dar suporte aos sistemas de abastecimento da RMR. Desde o ano passado, planejamos investimentos a curto, médio e longo prazo para esse período, e, de imediato, estamos investindo cerca de R$ 20 milhões em ações para ampliar a oferta de água e para trazer mais segurança hídrica aos sistemas”, assegurou Manuela.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)