Plano de Vacinação de Paulista apresenta quatro etapas da aplicação das doses; confira a programação nesta quinta-feira (21)

Antônio Assis
0

A primeira fase atende inicialmente profissionais de saúde, que ainda estão sendo vacinados simultaneamente com os idosos de Instituições de Longa Permanência (ILP). Depois segue a vacinação das pessoas a partir dos 75 anos no município, encerrando a primeira fase

No município do Paulista, em conformidade com os planos federal e estadual, a vacinação deverá ocorrer em quatro etapas obedecendo os critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses para a rede de saúde. Cada etapa priorizará quatro grupos, uma vez que o risco de complicações da covid-19 não é homogêneo na população, e sim relacionados a características sociodemográficas, presença de morbidades, características individuais como idade e ocupação, entre outros fatores. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Na manhã dessa quarta-feira (20.01), a cidade deu início a programação de vacinação, atendendo inicialmente dos profissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora do Ó, Hospital Nossa Senhora Aparecida, Pronto Clínica Torres Galvão (PTG) e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILP).

Na última terça-feira (19.01) a cidade recebeu 3.586 doses da coronavac, do Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac.

Segundo a secretaria de Saúde, a Sala de armazenamento das vacinas foi preparada e atende todos os protocolos de refrigeração das doses. "Inicialmente vai seguir todos os critérios orientados pelo Governo do Estado, começando pelas emergências municipais dentro do território de Paulista, depois todos os profissionais de saúde, nos abrigos de idosos e aos idosos de forma geral a partir dos 75 anos", disse a secretária executiva de Saúde, Sônia Arruda.

A rede de saúde municipal é composta por 49 salas de vacina tendo atualmente 52 câmaras frias, que integram a rede de frios do município, com capacidade de armazenamento de 12.500 doses de vacina por câmara, totalizando 650 mil doses. As câmaras frias são um excelente e eficiente processo de conservação, armazenamento e distribuição que garante a qualidade das vacinas.

País

No Brasil, até 11 de janeiro de 2021, tem-se registrado um total de 8.105.790 milhões de casos da doença e 203.100 mil óbitos. Em Pernambuco, no mesmo período, são mais de 232 mil casos e 9.851 mil óbitos confirmados. No município do Paulista foram notificados 5.988 casos de COVID-19 sendo destes, 4.407 casos leves e 1.581 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e 385 óbitos.

É de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), a aquisição e logística de todas as vacinas contra a COVID-19, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com reconhecida eficácia e segurança.

Programação da vacinação nesta quinta-feira (21).
Público: Profissionais de saúde e idosos que estão em Instituições de Longa Permanência

Hospital Nossa Senhora do Ó – 8h
Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 1229 - Janga, Paulista - PE

Samu – 8h
PE-22

Lar Geriátrico Amanhecer – Janga - 10h
R. Manoel Herculano Pessoa, 257 - Janga, Paulista

Hospital Nossa Senhora Aparecida
Av. Rodolfo Aureliano, 976 - Vila Torres Galvão, Paulista

Casa de Repouso Ana Paula – 14h
R. Solmar, 504 - Janga, Paulista - PE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)