Prefeitura municipal dá início ao plano de vacinação contra o COVID-19

Antônio Assis
0

O esquema de vacinação contará com 5 Policlínicas, 3 centros de Saúde, 7 USF e 2 pontos de drive thru

Desde a última terça-feira (12) a Prefeitura da cidade do Paulista segue avançando no compromisso com o combate ao COVID-19. Com a chegada das primeiras seringas, a imunização dos grupos de risco contra a COVID-19 está mais próxima. Em conjunto com o Ministério da Saúde (MS) e o Plano Nacional de Imunização (PNI) está sendo estruturado um Plano de Operacionalização para dar início à vacinação no município ao primeiro grupo.

Os primeiros vacinados do município poderão contar com diversos pontos de vacinação, sendo eles; 5 Policlínicas: William Nascimento, Josino Guerra, Correia Mandu, Adolfo Speck e Hélio Inácio. 3 centros de saúde; Sebastião Monteiro Amaral, João Abimael e Francisco Medeiros Dantas. 7 USF (Unidades de Saúde Familiar); USF Rural 1, USF Rural 2, USF Fragoso, USF Nossa Senhora Aparecida, USF Edgar Alves e USF Ana Nery. A cidade ainda vai contar com 2 pontos de drive-thru, visto que um deles será no Clube Municipal do Nobre. 

A estimativa de imunizados para primeira fase está segmentada de acordo com o público alvo pertencente ao grupo de risco. Considera-se que os números de profissionais de saúde que serão imunizados sejam de aproximadamente 3.200. Já os idosos com 80 anos ou mais, estão em torno de 4.050. Pessoas de 75 a 79 anos são cerca de 4.450. A princípio este levantamento corresponde apenas ao grupo de risco da primeira fase de imunização da vacina.

A Secretaria de Saúde está buscando a melhor estratégia para dar início ao plano de imunização evitando aglomerações. Os métodos discutidos são: agendamentos, centros de vacinação itinerantes e drivers thrus. Haverá possivelmente ações com os profissionais de saúde para que eles realizem as vacinações de casa em casa (de acordo com as fases do plano), nas ILPI (Instituições de Longa Permanência para idosos) os profissionais de saúde realizarão a vacinação “in loco”.

A situação requer estratégias e táticas para atuação de acordo com as fases. Desse modo, profissionais da educação quando a imunização alcançar sua fase, serão vacinados em seus respectivos setores educacionais. Ocorrerá o mesmo com os membros das Forças de Segurança e Salvamentos, a imunização acontecerá em suas unidades de atuação. 

É importante entender que inicialmente a vacinação será direcionada apenas ao grupo de risco, para reduzir a mortalidade do vírus. Os cidadãos que não fazem parte desses grupos prioritários precisarão aguardar de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). No entanto, deverão manter todas as regras de distanciamento social, usar álcool 70%, higienizar as mãos com frequência e usar máscaras adequadas. 

Assessoria de Comunicação- Prefeitura do Paulista

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)