Gil do Vigor recebe Comenda João Ribeiro, Título de Cidadão Paulistense e reforça papel da educação

Antônio Assis
0

A Prefeitura da Cidade do Paulista realizou, neste sábado (08), a entrega da Comenda do Padre João Ribeiro de Melo Montenegro a Gilberto José Nogueira (Gil do Vigor), o quarto colocado do Big Brother Brasil (BBB 21), protagonista que ganhou o Brasil pelo seu carisma. O vice-prefeito Gilvandro Vieira (Dido Vieira), representou o prefeito Yves Ribeiro de Albuquerque na cerimônia.

Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gil, antes de participar do reality show, residia com sua família na Manepá, no bairro do Janga, em Paulista. Enquanto estava confinado na casa do BBB, ele tinha sido agraciado com aprovação para fazer o PhD (pós-doutorado) nas Universidades do Texas e Califórnia, nos Estados Unidos.

Seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19, na ocasião, a Câmara de Vereadores outorgou o Título de Cidadão Paulistense a Gilberto. “Bora Paulista!”, ele bradou. O protagonista do reality show deixou claro a importância do papel da educação para transformar as pessoas. “Minha maior vitória é saber que vocês enxergaram que existe uma luta, para saber que precisamos focar na educação.” A entrega do título foi feita pelo vereador Israel José Silva (Raul Silva). A resolução nº. 754/2021, do Título de Cidadão entregue ao ex-BBB, é de autoria dos vereadores Raul Silva, Edson de Araújo (Edinho), presidente da casa legislativa municipal, e Marcelly Suany (Marcelly do Aquarela), 2ª secretária, com aprovação da Câmara.

Na véspera do Dia das Mães, a Câmara de Vereadores concedeu voto de aplausos a Dona Jacira Santana, mãe do ex-BBB.

O novo cidadão paulistense, Gil do Vigor, relatou a realidade da desigualdade social no país. “Eu sou aqui igual a todo mundo, acho que ninguém é diferente! Eu só fiz falar (na TV) para o povo que tem muita gente que sofre, que batalha, que é muito difícil, pois isso é muito errado, para a gente chegar a algum lugar. É muito errado ter que correr mais e outra pessoa correr menos. A caminhada tem que ser igual para todo mundo.”

A simplicidade durante a entrega da comenda foi um gesto observado. Ele fez um resumo da sua trajetória na universidade e dos desafios para quebrar tabus e mostrar que protagonista também tem barreiras no caminho. Ele reforçou que sua intenção de entrar num programa de televisão foi apontar essas desigualdades sociais. “Eu estava me perguntando: por que tem que ser tão difícil? A gente chega cansado da faculdade. Por que essa diferença desleal para umas pessoas e para outras não? Eu me frustava muito, eu queria avisar e ninguém me ouvia”, disse. “A gente precisa adaptar nossas vidas e entender que todo mundo vale muito”, completou Gil.

Poesia e música para Gil
O poeta, servidor da Prefeitura de Paulista e presidente da Academia de Letras e Artes do município, Amaro Rodrigues (Amaro Poeta), declamou poema feito na hora para Gil do Vigor. Ele também declamou um específico sobre a cidade. O cantor Ed Carlos prestou sua homenagem no ritmo de música, composta por ele e Edna Lima, intitulada de "Viva a Cachorrada".

O Vice-prefeito de Paulista,
Dido Vieira, parabenizou Gil do Vigor e sua mãe. "Fico muito feliz com esse sucesso que Paulista está tendo, através de Gil, uma pessoa importante e conhecedor da economia. Ele é altamente esforçado. Isso mostra a realidade de nossa cidade em ter um representante dedicado aos estudos."

Secretariado
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge Carreiro, falou da cidade do Paulista e seu legado dos anos 70 e 80 na economia têxtil até os dias atuais. "Na véspera do Dia das Mães, a tua explosão para o Brasil e Paulista e este vigor ascendeu para os jovens o sentimento de esperança. Vamos construir uma agenda de investimentos, Paulista tem a possibilidade de ser um dos maiores destaques turísticos de Pernambuco. Na época, nos anos 70 e 80, a cidade era conhecida nacionalmente por seu polo têxtil e importância na economia, nesse setor. E você como economista sabe muito bem disso", completou.

Outros secretários também prestigiaram a cerimônia. O secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Marcelo Menezes; a secretária executiva de Defesa Civil, Jordana Costa; o secretário executivo de Gabinete, Marcos Eduardo; o Controlador Geral do Município, Charles Roger; o secretário de Comunicação e Imprensa, Francisco Jovino (Jota Júnior); o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes; o secretário executivo de Serviços Públicos, George Freitas.

Vereadores
"Perder para basculho, nunca mais. Hoje, a Câmara de Vereadores externa sua felicidade. Yves Ribeiro é um sortudo, ele sempre procura homenagear as pessoas de nossa cidade. Foi assim em 2004, assim que o Brasil ganhou a Copa do Mundo e com Rivaldo, um paulistense, brilhando no futebol. E, agora, ele (Yves) e a Câmara homenageiam o Gil do Vigor", disse o vereador Raul Silva. "Pelo Dia das Mães, a gente homenageou a mãe vigorosa e, por isso, decidimos dar um voto de aplauso a Dona Jacira Santana", completou.

Participaram da cerimônia os vereadores Antônio Filgueira (Camelo do Seguro), vice-presidente da Câmara de Paulista; Flávia Hellen, 3ª secretária; Evany Francisco (Vanvan); e Farney Lino (Irmão Fal).

Olinda
O vice-prefeito da cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, Márcio Antony Botelho, representou o prefeito Lupércio Carlos (Professor Lupércio). Ele desejou muita felicidade e disse que conta o apoio do município vizinho na busca de parcerias, como Paulista e Olinda já vem realizando para a ampliação das duas orlas, atrás de recursos no Ministério do Turismo - Governo Federal.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)