No Dia Mundial do Manguezal, servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista participam de capacitação

Antônio Assis
0

A qualificação ocorreu no Parque Natural Municipal Acaraú, Unidade de Conservação Municipal que preserva mais de 30 hectares de manguezal em Paulista

Em comemoração ao Dia Mundial do Manguezal, comemorado em 26 de julho, servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA) participaram de uma capacitação sobre o ecossistema nesta segunda-feira (26). A atividade ocorreu no Parque Natural Municipal Acaraú, Unidade de Conservação Municipal que preserva mais de 30 hectares de manguezal em Paulista. Além de participar da aula, os servidores também realizaram o plantio do mangue vermelho e do mangue branco na área.

A qualificação foi ministrada pelo engenheiro florestal e analista ambiental da SEMA, Tiago Santos, que é especialista em manguezal e Doutor em Solos. O profissional falou da importância desse ecossistema costeiro para a preservação do meio ambiente, mostrando in loco as diferenças entre as espécies encontradas na Acaraú: Rhozophora mangle (mangue vermelho), Laguncularia racemosa (mangue branco), Avicennia sp (mangue preto, canoé) e Conocarpus erectus (mangue de botão).

O Parque Natural Municipal Acaraú é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto no 078/2018. Seu uso é restrito e é voltado para pesquisas científicas e educação ambiental, mediante autorização prévia do órgão ambiental responsável, a SEMA. Entrar em unidades de conservação de proteção integral sem autorização é proibido por lei.

A SEMA iniciou os estudos no Parque Acaraú com o objetivo de elaborar o Plano de Manejo da Unidade. Esse projeto é um importante instrumento que permitirá determinar as áreas da unidade de conservação que atenderão pesquisadores e estudantes através de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

A capacitação de hoje marca o início de uma série de programações previstas para os próximos meses, não apenas no Parque Acaraú, mas também em outras Unidades de Conservação Municipais e em todo o litoral do município do Paulista.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)