Prefeitura do Paudalho realiza treinamento com a equipe do Programa Sopa Família

Antônio Assis
0

 


Neste sábado (16), a Prefeitura do Paudalho, por meio de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), realizou um treinamento com os profissionais da equipe do Programa Sopa Família. Com início às 9h, a reunião ocorreu na sede da iniciativa, localizada na Rua Doutor Antônio Montenegro, nº 59, no centro da cidade

O Programa Sopa Família tem o propósito de garantir o direito à alimentação para munícipes que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional. Por meio da ação, cerca de 2.200 pessoas serão beneficiadas. O lançamento da iniciativa foi realizado na tarde de ontem (15).

Luciene Santos é nutricionista e faz parte da equipe da SEDAS, ela foi uma das organizadoras do treinamento. “Esse evento foi idealizado para que a equipe possa oferecer um serviço de qualidade, tendo consciência da importância do que estão fazendo e do papel de cada um dentro dessa produção da sopa”, explicou.

A capacitação foi dividida em quatro módulos: “Boas Práticas de Higiene e Manipulação dos Alimentos”, “O que é um alimento seguro”, “Higiene Pessoal do Manipulador” e “Higienização”. Durante o momento foram abordados temas como legislação, uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI), a importância do trabalho colaborativo, entre outros tópicos.

O treinamento foi ministrado pelo técnico em segurança do trabalho e consultor na empresa Solutions Consultoria Michel Firmino. “Estar aqui hoje colaborando para o início de um trabalho tão especial que é entregar alimento às pessoas que tem necessidade é incrível. Também é incrível ver que as pessoas daqui agem como uma família, que estão interessadas em realmente entregar uma sopa de qualidade para as comunidades carentes. Isso me deixa muito emocionado”, comentou.

O consultor ainda elogiou a estrutura do local onde serão produzidos os alimentos. “É uma estrutura de uma empresa grande, com máquina de esterilização e instalações perfeitas (…) isso mostra que a gestão está preocupada realmente em garantir bem estar para as pessoas e saúde também. Porque alimento é saúde.”

Dinâmica em grupo realizada durante treinamento com a equipe do Programa Sopa Família. Foto: Maria Clara Carneiro/PMP.

Durante a ocasião, a equipe também pôde aprender através de uma dinâmica em grupo que teve como finalidade facilitar a aquisição de conhecimento. “Foi muito bom participar desse treinamento, muito gratificante. A gente aprendeu bastante coisa para botar em prática na cozinha e eu gostei muito.”, declarou Paulo Matias, um dos cozinheiros do Sopa Família. Ao final do evento, todos os presentes receberam certificado.

Foto: Josué Júnior/PMP.

Programa Sopa Família

O Sopa Família vai além de um serviço de distribuição de alimentos. A iniciativa é uma renovação do antigo Programa Sopa Criança, ação implementada em Paudalho há cerca de 20 anos, na gestão do prefeito Eufrásio Gouveia.

Uma novidade no novo programa é que os responsáveis familiares beneficiados deverão participar de palestras, orientações e oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), com objetivo de desenvolver a autonomia familiar.

O público-alvo da ação são famílias com crianças de 2 a 18 anos de idade, idosos a partir dos 60 anos e até os 65, gestantes e nutrizes. As crianças atendidas devem ser acompanhadas pelo Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF), vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEDAS.

A distribuição das sopas terá início nesta segunda-feira (18). As primeiras comunidades contempladas serão Chã do Pinheiro, Bobocão, Primavera, Alto Dois Irmãos/Cruzeiro, Belém, Residencial Guadalajara 1 e 2 e Orá. A entrega ocorrerá diariamente, com funcionamento de segunda a sexta, sempre a partir das 15h.

Confira mais fotos do treinamento na galeria abaixo:

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)