Alepe vai lançar aplicativo para facilitar acesso do cidadão a leis estaduais

Antônio Assis
0

Alepe

Um aplicativo que facilita o acesso às leis do Estado, escritas em linguagem simples e reunidas por temas. Esse é o app Está na Lei, criado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o objetivo de divulgar direitos e deveres dos cidadãos. A novidade será lançada, virtualmente, durante a Reunião Plenária da próxima quinta (25), às 10h, realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR).

A iniciativa vai assegurar que os pernambucanos tenham, na “palma da mão”, informações sobre assuntos como proteção a crianças e adolescentes, direitos humanos, cidadania, educação, meio ambiente, saúde, defesa dos direitos da mulher e segurança pública. O sistema também trata dos direitos do consumidor, das pessoas com deficiência, Estatuto do Idoso e regras que dizem respeito às ações de combate e prevenção à Covid-19. Inicialmente, 100 leis foram selecionadas para compor o aplicativo e reescritas para a população.

Desse modo, os cidadãos poderão consultar pelo celular, por exemplo, a norma que determina a reserva de assentos para pessoas com deficiência em estádios de futebol. Também a que autoriza diabéticos a portar medicamentos durante a realização de concursos públicos em Pernambuco estará disponível no app. O banco de dados será permanentemente atualizado com leis aprovadas na Alepe.

O uso da ferramenta é bastante intuitivo. Ao clicar em um determinado tema, as pessoas terão acesso a uma série de legislações relativas ao assunto e, em seguida, aos textos básicos das normas.

Se quiser se aprofundar num conteúdo específico, o usuário poderá ainda conferir os artigos de destaque da lei e, logo após, o texto na íntegra. Dentro do aplicativo, o cidadão também terá acesso ao Alepe Legis – Portal da Legislação de Pernambuco, além de saber informações sobre as publicações da Assembleia, as leis relativas aos municípios pernambucanos e sobre o Calendário Oficial do Estado.



Segundo o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), o app Está na Lei foi elaborado com o objetivo de simplificar o acesso às normas estaduais. “As conquistas da população nascem na Assembleia e é preciso que os cidadãos saibam como exigir o cumprimento dessas regras”, avalia. “Nosso dever é assegurar que as leis sejam verdadeiramente respeitadas. Acredito que essa solução tecnológica cumpre o propósito de possibilitar conhecimento e modernizar cada vez mais a nossa comunicação. É a verdadeira promoção da cidadania.”

Responsável pela produção de conteúdo do aplicativo, a procuradora da Alepe Juliene Viana buscou selecionar temas sensíveis e leis que facilitem o dia a dia dos pernambucanos. “A intenção é levar conhecimento à sociedade numa linguagem amigável e fácil”, assinalou a servidora. Para o superintendente de Tecnologia da Informação da Assembleia, Bráulio Lira, a iniciativa vai funcionar como um importante recurso para o pleno exercício da democracia: “É proporcionar ao cidadão uma maneira fácil para ele entender o seu direito básico”, resumiu.

O aplicativo Está na Lei e poderá ser baixado pelo celular nas lojas da Google Play (sistema Android) ou App Store (IOS), ou por meio do portal da Alepe.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)