27 de Julho - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Antônio Assis
0

A data tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. As doenças ocupacionais também podem ser enquadradas nessa categoria.

A cada 15 segundos um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho no mundo. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros, o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O CNS possui a campanha permanente: Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora é Proteger o Brasil.

O objetivo é a valorização e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A proposta é acolher angústias, sofrimentos e alegrias do dia a dia, além de ser um canal de denúncia sobre os problemas vividos em seus locais de trabalho, como assédio, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e tecnologias adequadas, jornada de trabalho excessiva e outros fatores que podem levar ao esgotamento físico, emocional e adoecimento psicológico.

Fonte: MS e TST

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)