Paulista iniciará segunda-feira (17) vacinação de criança contra a covid-19

Antônio Assis
0


Nessa fase inicial, apenas será vacinada a criança entre cinco a 11 anos com doença neurológica crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará na próxima segunda-feira (17) a vacinação das crianças, entre cinco (5) a 11 anos. Nessa fase inicial, apenas será vacinada criança com doença neurológica crônica e com distúrbio do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo, pertencente a nova faixa etária, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

A imunização da criança, que será iniciada na segunda-feira (17), realizará em locais específicos, distribuídos em três polos, das 9h às 16h. São eles, Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.

A contraindicação vacinal existe apenas para crianças que possuam reação alérgica grave (anafilaxia), para qualquer um dos componentes da vacina.

As vacinas das crianças contra a covid-19 foram enviadas ao município pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, através do Governo Federal, Ministério da Saúde.

Orientação aos pais

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferente daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, da Comirnaty (Pfizer/Wyeth). A orientação ajudará na identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas, não devendo ser utilizado outro imunizante.

A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 56 dias (08 semanas) de intervalo entre as doses.

Não será exigida a prescrição médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. A vacina contra a covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias;

Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. A vacina Salva Vidas!

Confira os Polos de vacinação

Das 9h às 16h

Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.

Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.

Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)