Nova manifestação em defesa do Teatro do Parque já tem data marcada

Antônio Assis
0
Germana Macambira
JC Online

Manifestos pela reforma e reabertura do Teatro do Parque têm sido frequentes desde o seu fechamento, em 2011

Foto: Reprodução Internet

Mais um ato em defesa da reforma e reabertura do Teatro do Parque está marcado para acontecer. Dessa vez, no sábado (27), o Movimento Teatro do Parque (Re)existe realiza um movimento em frente ao teatro, das 10 às 17h, com apresentações artísticas e outras atividades recreativas.
Essa vai ser a terceira vez que o grupo - formado por estudantes de artes, artistas e pessoas das mais diversas linguagens artísticas - se reúne em prol do espaço que está fechado há pelo menos três anos.
"Fomos chamados para uma reunião na Secretaria de Cultura e fomos informados que a empresa que vai fazer a reforma já foi contratada e que a previsão é de que o teatro seja entregue ao público entre agosto e novembro de 2016", contou Oséas Barbosa, um dos organizadores do Movimento.
prazo não foi bem recebido pelos frequentadores e admiradores do Teatro do Parque, que recebem promessas de reforma desde o fechamento, em 2011.  Além do que, o espaço completa 100 anos de história no próximo ano e não deve, portanto, estar pronto para comemorar a data.
"É, de fato, lamentável, não poder contar com o teatro em pleno centenário. Se ao menos o novo prazo dado for cumprido, adiamos as comemorações. O problema é já ter ouvido tantas outras datas que, na prática, foram ignoradas até hoje", ressalta Oséas.
O Movimento Teatro do Parque (Re)existe já entregou à Fundação de Cultura da Cidade do Recife ofício comunicando sobre o Ato e solicitando providências para interdição das imediações do local do Manifesto, durante o horário marcado pelo grupo.

PRAZOS: O processo licitatório para reforma do Teatro do Parque foi concluído e a ordem de serviço deve ser assinada no próximo mês de novembro. A previsão é que a obra tenha a duração de 24 meses. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 16 de agosto. Ocasião em que foi divulgada também que a Concrepoxi Engenharia LTDA foi a empresa vencedora do edital. A proposta apresentada tem o valor de R$ 8,2 milhões para ser usado em toda a obra e na aquisição de novos equipamentos.
O Gabinete de Projetos Especiais, sob a supervisão da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife serão os órgãos responsáveis pela reforma que deve incluir itens que vão desde a recuperação e restauro do prédio até o projeto paisagístico e restauração dos adornos e pinturas decorativas. A obra vai contemplar, ainda, a instalação de rede de telefonia e internet.
OUTRA LICITAÇÃO: Para complementar a recuperação do teatro, devem ser encaminhados mais dois processos licitatórios para contratação de serviços. Instalação de um circuito interno de TV e novos equipamentos de iluminação ambiente e cênica estão entre os listados para a outra parte da reforma.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)