Pesquise no celular antes de ir às compras

Antônio Assis
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Mirella Falcão
Diario de Pernambuco


A facilidade e a rapidez para comparar preços entre uma infinidade de estabelecimentos é um dos grandes trunfos do e-commerce. Mas se a mesma praticidade existisse entre as lojas físicas? Essa é a proposta do aplicativo Croob, desenvolvido por um grupo de pernambucanos e que está sendo lançado neste mês no Recife. Através dessa ferramenta, os estabelecimentos podem cadastrar os seus produtos com os respectivos preços, que ficarão disponíveis para busca dos usuários, em um raio de 5 quilômetros de proximidade. O consumidor também poderá fazer alertas de promoções. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Play Store. Por enquanto, só existe versão para sistema Android. A meta é atingir, em dez dias, 2 mil lojas cadastradas e 30 mil downloads semanais. O cronograma de expansão prevê levar o aplicativo a outras capitais do Nordeste dentro de dois meses e, ainda neste semestre, chegar ao Sudeste.

O Croob foi idealizado pelo publicitário Samuel Ferreira, que também tem experiência em e-commerce. “Por conta dessa facilidade da internet, muitos lojistas estão tentando levar as vendas para o mundo virtual, mas o processo não é tão simples como parece. Além disso, muitos consumidores ainda não se sentem seguros nas compras online”, aponta o fundador da Croob. O nome do aplicativo remete ao “crowdsourcing” pelo caráter colaborativo, já que lojistas e consumidores podem alimentar o banco de dados. “O usuário que identificou um produto com um preço mais barato que os cadastrados pode criar um alerta”, explica Ferreira.

O aplicativo ainda informa ao lojista, por meio de notificação, a quantidade de usuários que estão interessados no produto e sobre a baixa de preços da concorrência. “Ciente dos possíveis compradores, o lojista pode vir a pensar como atacadista e baixar ainda mais o valor do seu produto”, ressalta Samuel Ferreira. Caso o lojista decida baixar o preço, é possível enviar aos usuários uma notificação com a oferta ao custo de R$ 1 por usuário. “A loja pode mandar para todos os usuários que estão procurando ou somente para um número compatível com o que está disponível no estoque”, detalha ele.

Atualmente, uma equipe de consultores está visitando os estabelecimentos para a inclusão no Croob. “Estamos com um foco nos segmentos de eletroeletrônico, telefonia e informática, porque são os mais pesquisados pelos usuários na internet”, destaca Ferreira. Mas o aplicativo já está disponível para ser baixado por lojistas e usuários. Cerca de 15 lojas e um total de 200 produtos estão cadastrados. No site www.croob.com.br/lojista, encontram-se as informações relativas ao aplicativo e na segunda-feira será lançado um tutorial sobre o cadastro. Inicialmente, o software está disponível para dispositivos mobile com sistema Android. A expectativa é que em três meses entre na Play Store a versão iOS.

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