Preconceito é inimigo da cura do câncer de próstata

Antônio Assis
0
Rebeca Silva
Diario de Pernambuco


Antes de descobrir um câncer na próstata, o agricultor José Luiz da Silva, 57 anos, se envergonhava só em falar na possibilidade de fazer o exame de toque retal. Mas foi após o teste e a checagem laboratorial do PSA (antígeno prostático), proteína produzida pelas células da glândula prostática, que descobriu um tumor maligno há 2 meses. “Fui logo encaminhado para fazer a cirurgia e estou bem. Não precisarei de quimioterapia e parece que estou curado”, contou José Luiz, que mora em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco.

Ter preconceito ou timidez são um dos vilões no combate ao câncer de próstata, o segundo tipo que mais afeta os homens. E à medida que a idade avança, as probabilidades de desenvolver a doença aumentam. Ela é considerada pelos especialistas como um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com o urologista Leonardo Lima, o retardamento no rastreamento pode agravar a situação. “O melhor caminho é o diagnóstico precoce, porque não podemos mudar os fatores de risco, que são a idade, a raça (há mais ocorrências entre negros) e o histórico familiar”, disse Lima.

O ideal, segundo ele, é que os exames, de toque e laboratorial, sejam integrados e feitos anualmente. “O PSA é uma proteína que está presente no sangue. Um número elevado dela indica problema na próstata, mas não necessariamente câncer”. Nenhum outro exame, como o ultrassom, é eficiente no diagnóstico da doença”, disse Lima.



Embora o rastreamento seja a melhor alternativa, há discordâncias quanto à faixa etária ideal para se começarem exames. Há quem defenda check-ups a partir dos 40 anos, outros aos 50. Segundo a oncologista do Hospital Oswaldo Cruz Andrezza Santos, a comunidade científica norte-americana acredita que o rastreio precoce aumenta tratamentos indiscriminados e prejudica a qualidade de vida do doente.

“O rastreio aumentou a detecção de câncer, mas  não diminuiu a mortalidade. Às vezes se diagnosticam tumores muito cedo, que poderiam não trazer grandes problemas. Mesmo assim é receitada quimioterapia, que interfere na qualidade de vida”, disse a oncologista. No Brasil, os exames são feitos a partir dos 50 anos, ou 45 para pessoas com fatores de risco.

Movimento se iniciou há 11 anos

O movimento Novembro Azul surgiu há 11 anos, na Austrália, na comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Nos outros países, a campanha se junta a outras atividades de conscientização no mês, que envolvem os cuidados com outras doenças, como o câncer de testículo e de pênis. Alguns monumentos e prédios antigos das cidades recebem iluminação em led azul em suas fachadas, em alusão ao movimento.

No Brasil, a programação de atividades conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, como a iluminação de pontos turísticos, palestras informativas para leigos, ações em estádios e a realização de um seminário sobre o tema no Congresso Nacional e no Senado Federal.

Em Pernambuco, diversas ações estão programadas para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce. No dia próximo dia 15, diversos hospitais, como o Imip, as Clínicas e o Hospital do Câncer de Pernambuco, promoverão um mutirão de atendimentos, consultas e exames gratuitos. Os eventos acontecerão das 8h ao meio-dia.

Saiba mais

A próstata é uma glândula com formato semelhante a uma pequena maçã e que fica localizado na parte inferior do abdomen

É responsável por produzir parte do sêmen

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

O toque retal é o exame mais utilizado para detectar o câncer. O teste tem maior eficiência quando também é feito o exame de sangue PSA para identificar se houve aumento de uma proteína produzida pela próstata, que é indicativo da doença

68,5 mil homens foram diagnosticados com câncer de próstata em 2014 no Brasil

13.129 morreram da doença em 2011, dado mais recente no país

A doença é o sexto tipo mais comum no mundo, no sexo masculino, representando 10% do total de cânceres

É considerado um câncer de terceira idade porque três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos

Em geral, o câncer leva cerca de 15 anos para atingir um centímetro

Fatores de risco:

Idade avançada

Tabagismo

Fatores hormonais

Hábitos alimentares ruins

Histórico familiar. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes

Alguns sintomas:

Dificuldade de urinar

Frequência de urinar alterada

Redução do jato da urina

Dor óssea

Prevenção:

Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal

Atividades físicas diárias (no mínimo 30 minutos)

Adequação do peso com a altura

Diminuição do consumo de álcool e fumo

Hábitos alimentares ruins

Histórico familiar. Apenas 10% a 5% dos cânceres são de causas hereditárias

Tratamento*

Em fase inicial, a indicação é de cirurgia ou radioterapia

Em fase avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados

Para doença metastática, o tratamento é a terapia hormonal

*A escolha do tratamento pode variar, de acordo com decisão conjunta entre médico e paciente

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)