Jovem com síndrome de Down conclui curso de turismo

Antônio Assis
0
"Encarei desafios graças ao apoio que sempre recebi da minha família", diz Bruno Ribeiro Fernandes
Heudes Regis/JC Imagem

Cinthyia Leite
JC Online

É hoje que o jovem Bruno Ribeiro Fernandes, 22 anos, levanta o maior troféu que conquistou até hoje: o canudo que representa o fim do curso superior em turismo e fruto da dedicação, disciplina e determinação que o acompanhou ao longo da graduação. Com o diploma na mão, ele se junta ao universo de pessoas com síndrome de Down que conseguem concluir o ensino superior, o que se imaginava ser impossível há poucos anos. A primeira brasileira a terminar a universidade foi Débora Seabra, em 2005. Outras 30 pessoas (dois pernambucanos) cursam ou já concluíram o ensino superior, segundo a organização Inclusive. 

“Estou muito orgulhoso de mim mesmo por realizar um sonho tão importante. Enfrentei muitos desafios graças ao apoio que sempre recebi da minha família”, conta Bruno, que concluiu o curso na Faculdade Santa Helena, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. 

A paixão pelo segmento do turismo levou o jovem a explorar vários municípios pernambucanos, a fim de conhecer a fundo as belezas do Estado. “Temos lugares que merecem mesmo ser visitados, como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas. Também não posso deixar de mencionar Fazenda Nova”, diz Bruno, ao se referir ao distrito que fica no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Na Zona da Mata Norte, ele cita Vicência como um município de grande apelo turístico. “Foi lá onde fiz a rota dos engenhos”. O jovem também já tem o passaporte carimbado: já visitou os Estados Unidos, Argentina e Uruguai. “Em Buenos Aires, treinei muito o meu espanhol”, revela, empolgado. 

Com o interesse pelo setor e agora com uma bagagem imensa de conhecimento para atuar nas áreas de planejamento turístico, agência de viagem, hotelaria, lazer e eventos, Bruno garante estar pronto para o mercado de trabalho. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, confirmou que receberá hoje o jovem, em seu gabinete, poucas horas antes da formatura, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)