Novas interrupções no transporte de passageiros não foram descartadas

Antônio Assis
0
Marcílio Albuquerque
Folha-PE

Duas paralisações de ônibus marcaram a quarta-feira (29) na Região Metropolitana. O problema, registrado no Recife e em Olinda, foi motivado pela situação precária das ruas e avenidas no itinerário dos coletivos. No Terminal da Joana Bezerra, na área central do Recife, um piquete montado pelo sindicato impediu o acesso dos veículos. Já na Estrada do Passarinho, em Olinda, verdadeiras crateras motivaram a paralisação da linha Caixa D’água/Ti Xambá, prejudicando 3,9 mil usuários que utilizam o serviço diariamente. A situação foi normalizada, mas a liderança da categoria não descarta novas interrupções no sistema, no decorrer desta semana.

“Os buracos se multiplicam e não existem ações definitivas. Os motoristas seguem com ônibus lotados, se arriscando a todo o momento para livrar os veículos. É um malabarismo. Se o passageiro cai, a culpa é nossa. Já se o coletivo é avariado, a conta pesa direto no bolso dos trabalhadores”, denunciou o assessor do sindicato dos Rodoviários, Genildo Pereira. Além da má condição das vias do entorno, as aberturas no asfalto são encontradas dentro do próprio terminal. Já era tarde quando a situação foi normalizada. O retorno se deu após o Grande Recife Consórcio enviar caminhões carregados com brita, na tentativa de amenizar os buracos.

A história se repetiu em Olinda, onde a situação da estrada do Passarinho representa dor de cabeça não apenas para motoristas, mas a toda a população. A categoria aponta que os buracos danificam a suspensão dos veículos, além de causarem atrasos nas viagens e até acidentes. A paralisação se estendeu até o fim da manhã. De acordo com a Prefeitura de Olinda, uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Serviços Públicos realizou a aplicação de raspa de asfalto e brita nos buracos para minimizar os transtornos. A ação deve ser retomada, em definitivo, após o período de chuvas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)