Nova fase da Lava Jato apreende R$ 330 mil na casa de empresário em PE

Antônio Assis
0
G1 PE

Um dos mandados cumpridos pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco, como parte da nova etapa da Operação Lava Jato, resultou na apreensão de uma grande quantidade de dinheiro em moeda estrangeira em uma residência no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ao todo, os policiais recolheram 30 mil euros, 53.097 mil dólares e 13 mil libras esterlinas. Pelo câmbio do dia, isso equivale a mais de R$ 330 mil. Veja vídeo:

O dinheiro, de acordo com a PF, estava na casa do empresário Marcos José Roberto Moura Dubeux, um dos donos da construtora Moura Dubeux. Uma das três equipes da PF esteve na residência dele. Outro grupo inspecionou a residência do filho de Marcos José, Marcos Roberto Bezerra de Melo Moura Dubeux, também em Boa Viagem. Até o momento, no entanto, a PF não revelou o que foi encontrado na segunda residência.

A PF cumpriu, ao todo, três mandados de busca e apreensão em Pernambuco. Além da visita aos dois apartamentos de alto luxo em Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, um terceiro foi cumprido na empresa Cone S/A, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana. A PF também não revelou ainda o que encontrou na sede da empresa. Na casa do empresário Marcos José Dubeux também foi recolhido um computador portátil.

A Cone S/A, empresa de logística, é presidida por Marcos Roberto. Até bem pouco tempo atrás, de acordo com a assessoria de comunicação da companhia, tinha participação acionária da Moura Dubeux.

De acordo com o superintende da PF em Pernambuco, Marcelo Diniz Cordeiro, há a interligação de várias operações feitas em todo o Brasil. "Então, o que foi enviado a Brasília pode servir de prova para outras investigações", explicou.

Resposta

Em nota, a Cone S/A informou que, atualmente, a companhia possui capital próprio e tem como investidor o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). A nota também foi enviada em nome dos empresários e da Moura Dubeux. A Cone esclarece que Marcos José Dubeux não é sócio na empresa. Atua apenas na Moura Dubeux. Marcos Roberto Bezerra de Melo Dubeux tem ligação apenas com a Cone. Ele é o presidente da empresa.

A empresa também informou que só vai se manifestar quando tiver conhecimento de todo o conteúdo da denúncia. A companhia afirma que está à disposição das autoridades e colaborando para que todas as questões sejam esclarecidas o mais breve possível.

Operação

A ação contou com 25 policiais federais, distribuídos em três equipes. Eles foram acompanhados por três procuradores da República, que também atuaram nas buscas. A nova fase, a 31ª, foi batizada de Sepsis, que significa uma infecção geral grave do organismo causado por germes. Trata-se, segundo a PF em Pernambuco, de uma referência aos casos de corrupção descobertos no Brasil. Também ocorreram ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo o chefe de Comunicação Social da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, tudo que for apreendido no estado será encaminhado para Brasília. "Posteriormente, nós acreditamos que vá para o Paraná, onde vai passar por uma perícia técnica, que vai subsidiar as investigações naquele estado", informou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)