Como serão os primeiros 100 dias de Donald Trump na Casa Branca?

Antônio Assis
0
Donald TrumpFoto: Mandel Ngan

AFP

Donald Trump convenceu os americanos com sua mensagem de "mudança real" e a partir de 20 de janeiro de 2017 levará adiante de forma veloz uma agenda transformadora durante seus 100 primeiros dias de governo.

Ao fim da campanha eleitoral, prometeu um "primeiro dia muito ocupado" na Casa Branca, acrescentando que a mudança começará em seu primeiro dia no cargo.

Trump, de 70 anos, garantiu "devolver a grandeza" ao país com duas ideias centrais: reimpulsionar a economia e fortalecer a segurança nacional, como explicou no dia 22 de outubro em Gettysburg (Pensilvânia, nordeste), lugar histórico da Guerra Civil e onde o presidente Abraham Lincoln pronunciou um famoso discurso em 1863.

Sua intenção é renegociar desde o primeiro dia no Salão Oval o tratado de livre comércio da América do Norte (Nafta, em inglês) e tirar os Estados Unidos da Associação Transpacífica (TPP).

Planeja levantar restrições à exploração de combustíveis fósseis, relançar o oleoduto Keystone XL, suspenso pelo presidente Barack Obama, e suspender o pagamento de bilhões de dólares aos programas da ONU contra as mudanças climáticas.

O milionário também começará a "expulsar do país os mais de 11 milhões de imigrantes ilegais criminosos", afirmou.

Também suspenderá a imigração procedente de "regiões propensas ao terrorismo" e realizará uma "análise extrema" dos que quiserem entrar no país.

"Nossa campanha representa o tipo de mudança que só ocorre uma vez na vida", disse, afirmando que as pesquisas serão parte de um "contrato revolucionário" com o eleitor americano.

O milionário, em seu primeiro cargo eleito de sua vida, também prometeu "drenar o pântano" da corrupção em Washington, impondo limites aos períodos dos legisladores, congelando a contratação federal e proibindo por cinco anos congressistas e trabalhadores da Casa Branca de se tornar "lobistas".

- Contra o legado de Obama -

Outro de seus objetivos primordiais será acabar com todos os decretos, segundo ele anticonstitucionais, assinados por Obama.

Apesar das tensões com seu partido, que controla a Câmara Baixa e o Senado, Trump afirma que trabalhará com os legisladores para aprovar leis que criarão ao menos 25 milhões de empregos em uma década, principalmente mediante a "maior redução de impostos" desde os anos 80 para a classe alta e as empresas.

O presidente eleito também pretende cumprir a promessa símbolo de sua campanha de construir um muro na fronteira com o México, que segundo ele será pago pelo México, assim como impor uma pena mínima de dois anos de prisão para qualquer imigrante ilegal que tente voltar a entrar nos Estados Unidos.

Por outro lado, planeja trabalhar o mais rápido possível para eliminar a reforma de saúde do presidente democrata em fim de mandato conhecida como "Obamacare".

O republicano espera atrair bilhões de dólares em investimentos 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)