Estudantes ocupam reitoria da Unicap contra a PEC do teto de gastos

Antônio Assis
0
Estudantes realizaram assembleia geral na reitoria da Unicap e decidiram pela ocupação do prédio (Foto: Reprodução/Whatsapp)

G1 PE

Estudantes contrários à PEC do teto dos gastos da União ocuparam a reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, área central do Recife, na noite desta sexta-feira (11). Esta é a primeira instituição de ensino privada em Pernambuco a ser tomada pelo movimento estudantil contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que impõe um teto para os gastos do governo federal nos próximos 20 anos, incluindo investimentos públicos em áreas como educação e saúde.

A assembleia geral convocada pelos alunos da Unicap, que teve início por volta das 18h15 na reitoria da instituição, contou com mais de 100 participantes, de acordo com a assessoria da universidade, que confirmou a ocupação. O encontro foi finlizado às 20h50, com 97 votos favoráveis à ocupação e oito contrários.

Na reunião, os estudantes definiram também pautas de reivindicação internas, como o congelamento do valor da mensalidade da universidade por 20 anos e construção de um restaurante universitário, entre outras. "Também exigimos que os terceirizados possam colocar os filhos na Unicap com bolsa", explicou o integrante do movimento Gabriel Frias.

A diretoria da Universidade Católica de Pernambuco se reuniu com os manifestantes logo após a assembleia. A instituição informou que vai acompanhar o movimento dos estudantes e estará aberta ao diálogo. Segundo a Unicap, ficou acordado com os alunos que as atividades acadêmicas e administrativas serão mantidas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)