Reintegração de posse é suspensa e Faculdade de Direito segue ocupada

Antônio Assis
0
Após quase três horas, quatro dos nove pontos de reivindicação dos estudantes em relação à reitoria foram aceitos. Foto: Teresa Maia/DP

Diário de Pernambuco

Os estudantes que, desde a última quinta-feira, ocupam a Faculdade de Direito do Recife em protesto à PEC 55, participaram de uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira no Tribunal Regional Federal da 5ª região – TRF5. Com a participação do Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, do reitor da Universidade Federal de Pernambuco e do diretor da Faculdade de Direito do Recife, a reunião resultou num acordo de suspensão do processo de reintegração de posse.

Após quase três horas, quatro dos nove pontos de reinvindicação dos estudantes em relação à reitoria foram aceitos, entre eles a garantia de que não haverá punição aos alunos participantes e de que uma reunião do Conselho Universitário será convocada pelo reitor para discutir as demais reinvidicações. "A gente provou que as ocupações são um movimento legítimo e que os alunos não são invasores. Ao contrário: estamos cuidando devidamente de tudo, tendo apoio dos professores e construindo uma resistência legítima à PEC e ao governo golpista", afirmou uma das integrantes da comissão de comunicação do movimento que não quis se identificar. Os estudantes asseguram ainda que o movimento "vai seguir a ocupação, organizando programações diárias para mobilizar os estudantes e a comunidade como um todo". 

No final da tarde, uma comissão da Reitoria reuniu-se com os ocupantes, na FDR, e trataram dos termos do acordo, sendo acompanhados pela DPU, os advogados dos alunos e professores de Direito. Na quarta-feira (16), nova reunião será realizada para conclusão das discussões.

De acordo com nota enviada à imprensa pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), "houve avanços entre as partes, no sentido de se redigir um acordo escrito e a desocupação do prédio da Faculdade de Direito do Recife". Uma nova reunião será realizada na próxima quinta-feira, às 14h, no TRF, para a entrega da petição, a ser assinada pela PRF e DPU, com os termos do acordo. O desembargador federal Cid Marconi irá se pronunciar na sexta-feira.

Além da Faculdade de Direito do Recife, estão ucupados, na UFPE, os centros acadêmicos de Vitória (CAV), do Agreste (CAA), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Artes e Comunicação (CAC), Educação (CE) e Biociências (CB), além do Departamento de Enfermagem e dos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino (Niates) CB-CCS e CFCH-CCSA.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)