Confira lista oficial dos secretários de Olinda

Antônio Assis
0
Blog da Folha

O prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio, anunciou, na manhã desta segunda-feira (26), os nomes dos secretários que integrarão o seu governo, a partir de janeiro de 2017. A princípio, o futuro gestor deve manter a mesma estrutura da atual gestão, com 14 secretarias. Nos últimos dias, o Blog da Folha e o repórter da Folha de Pernambuco Marcelo Montanini fizeram uma lista com os prováveis nomes que assumirão cada pasta. Os nomes foram antecipados na edição desta segunda (26) da Folha. 

O anúncio ocorreu no Hotel Sete Colinas, no Carmo. Além de Lupércio, marcaram presença na coletiva de imprensa o deputado federal e presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho, o deputado federal Cadoca (PDT), e o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (PR), além do futuro vice-prefeito, Márcio Botelho (SD). 

"Sou deputado estadual até o dia 31 de dezembro e logo estaremos assumindo aqui essa cidade. Essa cidade é a mais importante não só do Brasil, mas por que não dizer do mundo? Marins dos Caetés. Nossa querida cidade Olinda, e eu sou filho dela. Com muito orgulho", arrancando risos dos presentes. Durante a campanha, o debate sobre a naturalidade dos candidatos dominou o segundo turno. 

Confira a lista oficial dos secretários:

Serviços Públicos 
Será comandada por Evandro Avelar. Ele é engenheiro civil graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE). Foi secretário estadual das Cidades e esteve à frente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco (Sempetq). Também atuou como diretor geral da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e diretor-presidente da antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Atualmente, é vice-presidente do Complexo Portuário de Suape. 

Fazenda e Administração
Terá como titular Janaína Cardoso, que é bacharel em Direito pela Unicap, pós-graduanda em Direito (UFPE) e Gestão Pública (FCAP/UPE). Auditora Fiscal do Estado, foi gerente de contratos do Estado de Pernambuco na Secretaria de Administração e gerente geral do Programa Pernambucano de Controle de Gastos e Superintendente Administrativa e Financeira. 

Saúde
Terá como secretário Luiz Araujo. O futuro titular da pasta possui formação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Joelho. As últimas qualificações foram feitas na Clínica Ortopédica de Acidentados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Educação
O professor Paulo Roberto assumirá. Ele é graduado em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire). Professor Paulo Roberto foi vereador do Recife, diretor regional de Educação do antigo Departamento Regional de Educação (DERE Recife Sul) e assessor da Secretaria de Educação da PCR. 

Comunicação
Patrícia Cunha. A futura secretária é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas e mestre em Comunicação (UFPE), com foco em Políticas Públicas. Foi selecionada pela Unesco como consultora suplente na área de Políticas Públicas de Comunicação na América Latina. Coordenou o setor de Comunicação da Câmara dos Vereadores do Ipojuca e foi assessora de imprensa do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Assuntos Jurídicos
Terá a frente Eduardo Porto. Ele é especialista nos Direitos Constitucional, Administrativo e Tributário. Eduardo Porto foi procurador do Estado de Roraima e atuou como assessor jurídico no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Patrimônio e Cultura
Afonso Oliveira: produtor cultural e consultor de Políticas Culturais, Afonso Oliveira foi criador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural. Ganhador dos Prêmios Economia Criativa, Patativa do Assaré e Tuxauá, concedidos pelo Ministério da Cultura, coordenou mais de 100 projetos nas áreas de Cultura Popular, Música, Dança, Cinema, Museu, Pontos de Cultura e Patrimônio, entre outras. 

Segurança Urbana 
Será comandada por Coronel Pereira Neto. O secretário é pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Antônio Francisco Pereira Neto é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar. Foi chefe do setor de inteligência da PMPE e comandante geral da instituição. Também atuou como secretário de Governo e Segurança Comunitária em São Lourenço da Mata. 

Obras
Simone Lucchese estará no comando da pasta. A engenheira civil é formada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Simone Lucchese foi secretária de Obras do município de Goiana, atuou como gestora de obras na Secretaria das Cidades (Secid-PE) e na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Relações Institucionais
Mirella Almeida assume a pasta. Ela é pós-graduanda em Gestão Pública, possui atuação nas áreas financeira e de gestão de pessoas. Atualmente, é assessora do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos
Wolney Queiroz. Homônimo do deputado federal, o advogado Wolney Queiroz possui especialização nos Direitos Público, da Criança e do Adolescente, Administrativo, Cível e Criminal. Compõe a equipe de transição do Professor Lupércio. 

Transporte e Trânsito
Coronel Gustavo Lira comandará a pasta. O coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) Gustavo Lira é pós-graduado em Ciências Jurídicas. Foi o fundador da CiaTur – Companhia Independente de Apoio ao Turista – e comandante do Batalhão Duarte Coelho (1º BPM), ambos com sede em Olinda. Também foi diretor de Finanças da Polícia Militar. 

Meio Ambiente Urbano e Natural
André Botelho assumirá a pasta em janeiro. O advogado e consultor jurídico André Botelho é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). 

Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
O futuro secretário João Luiz é auditor Fiscal (SEFAZ-PE). Ele é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pós-graduado em gestão pública e administração de projetos sociais. Foi secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda; secretário executivo da Secretaria de Juventude do Recife e secretário de Desenvolvimento Urbano em Paulista.

Com informações de Tauan Saturnino, da Folha de Pernambuco.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)