sexta-feira, 3 de março de 2017

Pelas redes sociais, Lula cobra paternidade da Transposição do São Francisco

Lula em visita à transposição em 2010, no fim do segundo mandato (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Blog do Jamildo


De um lado, o presidente Michel Temer (PMDB) se movimenta para ficar com a imagem ligada às obras de segurança hídrica no Nordeste, para melhorar a popularidade na região. Do outro, nos últimos dias, o ex-presidente Lula (PT) parece ter adotado a mesma estratégia de comunicação, mas cobrando a paternidade da Transposição do Rio São Francisco. O petista, que tem planos de se candidatar novamente ao cargo em 2018, tem publicado vídeos de moradores do Sertão pernambucano agradecendo a ele e a Dilma Rousseff (PT) por terem iniciado a obra, há dez anos.

Um vídeo publicado na página de Lula nessa quarta-feira (1º) mostra imagens do militante petista Sérgio Urt, candidato a vereador do Recife no ano passado, em selfie apresentando uma estação elevatória próximo ao município de Petrolândia. “Isso aqui são obras que Lula projetou, Dilma realizou”, diz. “Isso aqui é realidade, o que eles fizeram realizaram para o povo brasileiro, então a gente deve dar toda a confiança para eles. Isso é uma verdade que merece ser levada para o futuro, com Lula em 2018.” O homem conclui o vídeo falando a hashtag que o ex-presidente tem usado em publicações sobre a transposição, afirmando: “o Sertão vai virar mar”.


Entre outros posts sobre programas implantados na gestão de Lula, aparecem mais vídeos sobre a transposição – sempre com o mesmo perfil. “O sonho começa a se concretizar”, diz um vídeo registrado em Custódia (PE). Esse material já explica o percurso final da água até Monteiro, na Paraíba, onde a água deve chegar ainda este mês. “Os moradores da região vão à ‘praia’ e divertem na transposição, que vai levar água a regiões que sempre tiveram de conviver com a tragédia da seca”, afirma outro post.

Nenhum comentário :

Postar um comentário