Suspense político atinge obras em Pernambuco

Antônio Assis
0
Arco Metropolitano
Foto: Alfeu Tavares

Mariama Correia 
Folha de Pernambuco

O suspense no cenário político pode influenciar obras por todo País que dependem de recursos e decisões do Governo Federal. Em Pernambuco, o Arco Metropolitano, por exemplo, havia recebido recentemente um aceno da União para liberação de aportes. Agora, o futuro da via de 90 quilômetros, projetada para desafogar o trânsito da BR-101 e facilitar a logística das empresas da Mata Norte a Suape, e de outros projetos, fica à mercê do resultado no jogo do poder. 

Especialistas apontam que a renúncia e ou impeachment do presidente Michel Temer poderia paralisar vários projetos. Essa paralisia pode infectar, inclusive, os que ainda estão por acontecer, como os arrendamentos do Porto de Suape e os previstos dentro do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) - 89 projetos, dentre os quais 45 já foram licitados. 

Secretário especial do PPI, Adalberto Vasconcelos, garantiu que o governo pretende manter o cronograma de leilões e estudos para concessões, apesar da crise política. "Independente do que acontecer, nada disso afeta o PPI”, argumentou. Economista e professor de Cenários Econômicos da Faculdade Guararapes (FG), Tiago Monteiro discorda. “A instabilidade do ambiente político faz todos segurarem o capital e somente isso já prejudica a atração de investidores para os projetos do PPI”, pondera. A “incerteza prejudica as decisões das empresas”, valida o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE), José Antônio de Lucas Simón. 

Dentro do pacote do PPI do Governo Federal, Pernambuco foi contemplado apenas com o adensamento do terminal portuário de Decal, em Suape, lotes de linhas de transmissão e a desestatização de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, realizados pela Compesa. O Estado esperava engrossar essa lista incluindo também a concessão das BRs 232,101 e 48 e o Aeroporto do Recife. Também era esperada a retomada da independência para licitações em Suape, a partir de assinatura de um decreto federal, a qual deveria ter ocorrido na última sexta-feira, em Pernambuco. A agenda foi cancelada depois da divulgação das denúncias envolvendo o presidente.

Além do ressentimento do mercado, do lado do governo, a tendência é de desaceleração geral, na avaliação do professor de direito administrativo do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública, Thiago Donnini. “Licitações, disputas engatilhadas e definições sobre a retomada de projetos complexos, como a Transnordestina, por exemplo, tendem a caminhar a passos lentos até uma melhor definição sobre o futuro do comando do País”, explicou. “E o que ainda estava incipiente deve estagnar”, acrescenta.

Ele também considera que, até “os repasses para obras já em andamento podem ser comprometidos”. No caso de Pernambuco, a implantação da Adutora do Agreste depende de repasses federais, os quais haviam sido retomados recentemente. A construção do Complexo Prisional de Araçoiaba, da barragem e da Adutora de São Bento do Una, da Via Metropolitana Norte e da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Paulista, são outros exemplos de obras do Estado as quais dependem da continuidade da entrada de recursos da União.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)