terça-feira, 13 de junho de 2017

Pesquisa revela três maiores desejos dos jovens no Brasil

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Folha-PE

Ter um emprego, comprar um apartamento e morar fora do país são os três principais sonhos dos jovens brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que perguntou "Qual é seu maior sonho?” para 37.275 estudantes, entre 15 e 26 anos, de todos os estados da nação. O objetivo número 1, conseguir um trabalho, tem relação com a crise vivida pelo Brasil atualmente. 

A escolha do emprego foi preferência de quase 20 mil participantes, 53,50%, uma maioria expressiva. Para a Nube, se há menos posições de trabalho, devido aos ajustes políticos e financeiros vividos pelo país, a consequência direta é aumentar o desejo justamente pelo elemento escasso. Na sequência, "possuir um apartamento/casa" é a aspiração de 21,02% dos jovens, 7.836 pessoas. 

Já na terceira e quarta posições são ocupadas, respectivamente, pelas alternativas “morar fora do país”, desejo de 4.704 (12,62%) estudantes, e “fazer um intercâmbio”, com 10,58%, 3.944 entrevistados. Na quinta posição, 848 respondentes (2,27%) gostariam de “comprar um carro” antes de cumprir quaisquer outras vontades. 

Busca por emprego
Para ter uma boa colocação no mercado profissional, a Nube recomenda que os jovens se atentem para as seguintes dicas: manter a postura e vestimenta adequadas no ambiente corporativo; se comunicar seguindo normas cultas na escrita e na fala, evitando os erros de português; estudar outro idioma; manter o currículo conciso e atualizado; ser aberto aos feedbacks e demonstrar vontade de aprender e de contribuir com a equipe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário