OPERAÇÃO GREED

Antônio Assis
0

MPPE

O Ministério Público de Pernambuco, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE), deflagrou na manhã desta terça-feira (23), em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco, duas fases da Operação Greed. A operação, cujo nome significa cobiça em inglês, está dando cumprimento a cinco mandados de prisão e 12 de busca e apreensão contra uma organização criminosa acusada de desviar, a princípio, R$ 2,5 milhões em recursos do Instituto de Previdência Municipal de Orobó, na Mata Norte do Estado. Além da cidade, os mandados estão sendo cumpridos no Recife, Abreu e Lima, Paulista e Vitória de Santo Antão, em Pernambuco; em João Pessoa, na Paraíba, com apoio do Gaeco do Ministério Público da Paraíba; e em Santa Catarina, com apoio da unidade do Gaeco do MP catarinense em Chapecó.

O esquema criminoso já vinha sendo acompanhado pelo MPPE desde o ano de 2015 e consiste na concessão de aposentadorias fraudadas e/ou inexistentes em benefício do ex-presidente do Instituto de Previdência, Gustavo José da Silva, da esposa dele, Mirian Gizele de Abreu, e de três amigos íntimos do casal. A organização criminosa também se utilizava de contatos com empresas para realizar a lavagem de dinheiro, escondendo a origem ilícita dos recursos.

Durante a Operação foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos nos alvos da operação, em um deles foi encontrado um revólver. Foram realizadas, ainda, a prisão de dois homens e duas mulheres.

A investigação contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Lab/LD) do Núcleo de Inteligência do MPPE (Nimppe).

Um balanço da operação e maiores detalhes das investigações serão repassados à imprensa em coletiva a ser realizada amanhã (24), a partir das 10 horas, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)